Uma adoçadinha de leve neste friozinho!

 O frio aumenta o apetite e o corpo gasta mais calorias pra se aquecer. Pra quem quer perder uns quilinhos, basta aproveitar esta oportunidade e não comer demais!Pois é, essa é a parte difícil! Mas, não é impossível!

Calma, não é um post de dieta rsrs!

 Tudo vai bem até a vontade louca de comer doce ( na tpm, por exemplo). Se você é do tipo que só um pedacinho de chocolate amargo não  mata a vontade de doce, tem a opção desta farofinha que dá pra comer sozinha e se o objetivo não for  diminuir as calorias, poderá comer com uma fruta ou sorvete ou com os dois hummm!

Usei uva passa orgânica  ( fácil de encontrar e barata) que é fonte de oligofrutossacarídeos com ação prebiótica, fibras insolúveis e ricas em flavonoides e ácidos fenólicos. Os compostos fenólicos, encontrados também na uva in natura e no vinho, tem sido especialmente estudados por seu efeito na prevenção de doenças crônicas degenerativas e do envelhecimento.  Usei também coco ralado orgânico ( fácil também  de encontrar e preço muito bom)  gordura boa e deliciosa;  e nozes- precisamos falar mais sobre as nozes rs? Mais do que fácil!

O bacana que esta sobremesa funciona como lanchinho, também!  Assim você pode comer, ser feliz e aproveitar o friozinho para perder uns quilinhos!

Farofinha doce e natureba
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Ingredients
  1. 1/2 xícara de nozes moídas
  2. 1/2 xícara de coco ralado orgânico
  3. 1/2 xícara de uva passa orgânico
  4. 2 colher de sopa de agave ( opcional)
Instructions
  1. Misture bem os ingredientes. Mantenha na geladeira.
Notes
  1. Se não tiver agave, pode substituir por mel, mas também funciona sem este ingrediente.
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Eu voltei, voltei pra ficar… com receita de Risoto de Alho-Poró e Ervilhas Frescas

risoto de alho poró com ervilhas frescas

risoto de alho poró com ervilhas frescasJá estou definitivamente em SP… finally!!! Tudo super corrido, mas estou em casa, depois de 2 meses de  hotel com as crianças. Sobrevivemos! : D

Estou encantada por SP, pelo menos pelo meu bairro, pelo que já conheci (ou seja quase nada…rsrsrs). Mas o legal é que cada cantinho tem algo diferente. É muito boa a sensação de descobrir a cidade.

No meio a esta correria, acabei tendo que ir à Brasília, em um bate e volta, para visitar meu irmão, que teve uma cirurgia de emergência.

Quando tudo se acalmou, resolvi cozinhar para eles que comemoravam aniversário de casamento.

Fiz algo simples, mas que adoro: Risoto de Alho-Poró com Ervilhas Frescas. Tínhamos um roastbeef e a celebração foi completa!

Muito rápido para se preparar. Experimente!

Foi uma boa oportunidade para conhecer o apartamento deles e matar a saudade. E os pilotis de Brasília, continuam nos convidando a seguir esta vida que se segue por si só!Pilotis de Brasília

Risoto de Alho-poró com Ervilhas Frescas
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Ingredients
  1. - 2 xícaras de arroz arbório (sem lavar para dar liga)
  2. - 2 colheres de manteiga
  3. - 2 alhos-poró cortados em fatias finas
  4. - 1 cebola picada miudinha
  5. - 200ml de vinho branco
  6. - 2l de caldo de legumes caseiro*
  7. - 200g de ervilhas frescas (pode ser a congelada, mas não use a de latinha, please!!!)
  8. - 200g de tomates secos fatiados finamente
  9. - 1 xícara de cheiro verde (salsinha e cebolinha) picados miudinhos
  10. - 1 colher de sopa de creme de leite fresco
  11. - Um bom pedaço de queijo parmesão para ralar à vontade
Instructions
  1. 1- Aqueça ou prepare o caldo (ver em notas)
  2. 2- Em outra panela, coloque 1 colher de manteiga, refogue a cebola e o alho poró.
  3. 3- Acrescente o arroz e refogue mais um pouco. Em seguida, acrescente o vinho. Deixe secar, sempre mexendo.
  4. 4- A partir desta etapa, você acrescentará o caldo aos poucos (1 concha por vez), deixe secar e acrescente a outra. Mexendo sempre para não agarrar. Você fará este processo por cerca de 12 minutos ou até consumir metade do caldo.
  5. 5- Neste momento, acrescente a ervilha e os tomates secos, incorpore ao risoto e volte ao processo de acrescentar caldo e mexer até o arroz ficar al dente (firme).
  6. 6- Acrescente o cheiro verde, a salsinha, incorpore, Desligue o fogo e acrescente o creme de leite e a manteiga. Sirva imediatamente. Salpique queijo parmesão ralado sobre o seu prato! Voilá!
  7. Deu água na boca só de escrever...
Notes
  1. Basta colocar 2 cenouras, 1 cebola, salsão e ervas a seu gosto em 2,5l de água e deixar cozinhar. Vc pode acrescentar a parte escuta do alho-poró tb. Esta é uma boa base para sopas e bem mais saudável que aqueles comprados em supermercados.
  2. Se preferir um caldo de frango, inclua a carcaça (osso) de um peito de frango por exemplo.
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Com esta receita, é só abrir o vinho e celebrar a vida!

Este prato é realmente especial. Vale experimentar. Mas se você ficou com preguiça e mora em SP. Experimente o mix que temos no Romã. Já tem todo os ingredientes no potinho. Você só precisa do vinho e da manteiga. romagourmet.com.br

Creme de cenoura e alho-poró porque o que ganha o jogo é planejamento!

Eu tenho feito muitas reflexões depois do fiasco da nossa seleção!

Pra gente ter uma vida boa, saúde é primordial, então como estou cuidando da minha saúde? Como estou me alimentando? Nutrindo ou matando apenas a fome? Como pra viver ou vivo pra comer? infelizmente, continuo achando que as pessoas andam pensando mais em como aparecer melhor do que viver melhor… Mas se você é como eu e quer acordar com disposição, não pegar gripe à toa, enfim se sentir bem, a alimentação é um ponto de partida. Como está sua alimentação? Faz 3 refeições diárias? Entre estas refeições faz lanchinhos? Qual é a qualidade destas refeições? 

Para te ajudar nesta reflexão, realizar o planejamento e ganhar o jogo, vou lembrar de algumas dicas para mudar,  manter ou melhorar a alimentação :

1-Consome refrigerante ? Pare com isso! Este é o tipo de coisa , digo coisa porque pode ser tudo, menos alimento. Não tem nenhum benefício, só açúcar ou pior só adoçante! 

2- Se você ainda tem o saleiro na mesa, tire-o imediatamente. Sal é um realçador de sabor, não tempero!Para diminuir o sal, experimente usar especiarias e pimentas que irão acrescentar nutrientes  a sua alimentação.

3- Come muita fritura? Diminua ao máximo, troque por assados ou deixe-os apenas para o fim de semana! 

4-  Qual o percentual de alimentos industrializados na sua alimentação? A indústria alimentícia está transformando comida em coisa. Enchendo de conservantes e aditivos  pra vender mais! Troque o máximo de comida industrializada por comida de verdade, pelo menos, diminua o máximo possível. Sem tempo? Veja: os nuggets que são tudo menos frango, estão congelados e demoram pra ficarem prontos e serem consumidos. Temperar um peito de frango e  grelhá-lo, leva o mesmo tempo e é muuuuuito melhor para a sua saúde! Existem muitas receitas rápidas, práticas e é possível prepará-las em menos de 20 minutos. Aqui mesmo no memórias você encontra várias.

5-  Mantenha-se hidratado! Você bebeu água hoje?

6- E frutas? Estão no seu cardápio diário? Coma diariamente, principalmente as da estação!

7- Azeite de oliva extra virgem já! 

8- Experimente um novo sabor sempre! Assim, você pode incluir no seu cardápio e aumentar os nutrientes ingeridos.

E pra fechar uma receita de creme de cenoura e alho-poró muito fácil, afinal este é um blog de receitas rsrs!  O sabor é marcante, mas é muito leve, esquenta sem comprometer a dieta rsrs!

 Aprende BRASIL! Bom apetite!

Creme de Cenoura e Alho-poró
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Ingredients
  1. 4 cenouras pequenas
  2. 1 alho-poró pequeno
  3. 1,2 lts de água
  4. 1/4 de xícara de quinoa
  5. 1/2 colher de chá de especiarias do chef( cardamomo, noz moscada, pimenta preta, pimenta rosa)
  6. Sal a gosto
Instructions
  1. Cozinhe todos os ingredientes, inclusive o cabo do alho-poró. Quando os ingredientes estiverem macios ( por volta de 15 minutos de cozimento) desligue e deixe esfriar um pouco. Despreze o cabo do alho-poró e bata os demais ingredientes no liquidificador. Pronto. Sirva com um fiozinho de azeite.
Notes
  1. Se o alho-poró for grande use apenas um pedaço, o sabor é marcante e pode tomar conta do sabor do creme. O cabo é bastante fibroso e pesa um pouquinho, se você gosta, use também
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Polenta e Linguiça, versão mais saudável!

Aqui onde moro, os descendentes de italianos dominam e polenta com linguiça é um dos prato que está no cardápio semanal.  Casamento de gordura com carboidrato simples, bomba calórica e sem benefícios que compensem. Mas, o pessoal adora! 

  Eu consegui fazer uma versão bem menos calórica e com muitooo mais benefícios! Aliás, eu adoro pegar clássicos e fazer versões mais saudáveis ,  sem retirar  o prazer de comê-los. Infelizmente, em muitas versões ditas “light” isto acaba não acontecendo.

  O que você acha de uma polenta mole, com um toque de curry, com molho de linguiça de frango ( não gosto de cozinhar com embutidos, mas de vez em quando , pode rs! Até porque eu tiro a capa e o máximo de gordura possível) com broto de feijão (  apresenta considerável teor de compostos fenólicos, substâncias responsáveis por ações antioxidantes benéficas à saúde) e acelga ( excelente fonte de fibras e das vitaminasA e C) ? Ficou um espetáculo!!!!!

 Por falar em espetáculo e os jogos das quartas?! Sensacionais, não? Bom, já estamos entre os quatro, sem Neymar e Thiago Silva, vai que a comoção nacional não faça até Fred jogar rsrs? Quem sabe? Só amanhã, só amanhã… E quem sabe você aproveite esta receita pra comemorar?

 Só sei que até domingo tem copa, oba! Vai Brasil!! Beijos e até a próxima!

 

Polenta com linguiça versão mais saudável
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Ingredients
  1. Para a Polenta
  2. 1 e 1/2 xícara de polenta instantânea italiana
  3. 1 litro de caldo de frango feito em casa
  4. 1 colher de chá de sal marinho
  5. 1 colher de chá de curry
  6. Para o molho de linguiça
  7. 3 gomos de linguiça de frango, sem pele, e com o mínimo de gordura possível
  8. 1 cebola grande picada
  9. um punhado de salsinha picada
  10. 200g de broto de feijão
  11. 1/2 acelga picada
  12. 4 colheres de sopa de aceto balsâmico
  13. 1colher de sopa de molho shoyo, de preferência sem glutamato monossódico
  14. pimenta a gosto
Instructions
  1. Inicie com o molho. Em uma panela refogue a cebola e a linguiça ( bem moída a mão e sem o mínimo de gordura possível) por uns 5 minutos. Acrescente o broto de feijão e o aceto balsâmico. Com fogo baixo e a panela tampada, deixe cozinhar por mais 5 minutos. Acrescente a acelga, o shoyo e a pimenta. Deixe cozinhar por uns 3 minutos.Ajuste o sal. Enquanto isso, bata os ingredientes da polenta no liquificador e leve ao fogo mexendo sem parar. Quando levantar fervura, desligar. Sirva imediatamente.
Notes
  1. Caldo de frango você pode fazer com antecedência e congelar. Basta levar 1,5 lts de água e pedaços de frango ( ossos podem ser usados), ervas frescas e sal ao fogo de deixar ferver por 20 minutos em fogo baixo, coar e usar. Se não tiver o caldo, pode fazer apenas com água, mas perderá bastante em sabor. Se você não tiver nenhuma restrição à lactose, poderá acrescentar 1 colher de sopa de requeijão como ingrediente da polenta. Huumm!
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