Love me, Tender… O Natal está chegando e o Tender voltou. Oba!

Tender classico natal

Tender classico natalEu também sou da turma que ama Natal! Desde criancinha. Gosto do clima festivo, gosto do clima (aquele calor chuvoso…), gosto dos ingredientes que voltam a ficar disponíveis nos mercados, enfim… gosto de tudo um pouco. Uma das opções que dá as caras é o Tender. Gostaria de começar uma campanha para que ele fique para sempre! #euamotender

Acho uma opção super prática que pode funcionar como petisco, prato principal, recheio de sanduíche, parte de uma salada… um coringa de fato. É prático mesmo. Até quem não sabe cozinhar, pode arriscar-se!

Assim que apareceu no supermercado, lá fui eu atacá-lo!

Como acompanhamento fiz um chutney de manga, que amo (já, já posto a receita e algumas ideias). Mas pode comprar já pronto.

Para o tender, fiz a receita mais tradicional. Acredito que é importante respeitar os clássicos. Claro que gosto de inventar (inclusive com o tender), mas tem tradição que nem precisa. É bom e ponto.

Neste dia, comemos, acompanhado por uma salada verde. Mas, para o Natal, vale caprichar na salada, fazer um couscous, por exemplo aquela receita que a Val postou aqui, ou arroz especial… mas fique tranquilo, ao longo deste mês daremos algumas dicas para você dar um show nas festas de final de ano!

Um brinde!

Receita Clássica de Tender com molho de tangerina
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Ingredients
  1. - 1 tender bolinha (em torno de 1 – 1,2kg)
  2. - suco de 2 tangerinas
  3. - cravos, o quanto baste
  4. - 2 colheres de sopa de mel
  5. Utensílio que facilita a vida: saco próprio para assar (dá para fazer sem, mas suja menos)
Instructions
  1. 1- Fazer cortes leves cortes na horizontal e vertical do tender, apenas para marcar e, em cada cruzamento, colocar um cravo. Passar o mel sobre a superfície do tender e colocar no saco para assar.
  2. 2- Dentro do saco, colocar o suco de tangerina e fechar, deixando um furinho para passar o vapor.
  3. 3- Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus e assar por cerca de 40 minutos.
  4. 4- Está pronto! O suco de laranja vira um delicioso molho de acompanhamento. Confira se está muito líquido. Em caso positivo, colocar em uma panela para reduzir um pouco e engrossar o molho. Não utilizo espessantes como farinha de trigo ou amido de milho, mas pode ser uma opção.
  5. Sirva com o acompanhamento que preferir.
  6. Boas Festas!
Memórias Gastronômicas http://memoriasgastronomicas.com.br/

Couscous com abobrinha e berinjela, pensando no Natal!

Semana passada no dia do feriado de Consciência Negra fizemos uma reunião de família para discutir o menu do Natal. E que depois de umas cervejas decidimos que o Natal seria dia 25 e teria peru rsrs, o resto, bem o resto… a gente decidiria por whatsapp no grupo da família rsrsrs. 

Enfim gente, o Natal está ai!

Amo Natal, certa feita em uma fase não tão boa da minha vida, um psiquiatra me disse que eu não poderia deixar de tomar os antidepressivos nesta época porque não seria bom! Foi então que eu decidi mudar de médico, mudar de tratamento porque nem todos ficam tristes no Natal, eu por exemplo fico muuuuito feliz! E olha que já passei natais bem tristes,  sem meu pai, sem minha avó e mais recentemente, sem uma de minhas tias queridas! E nem por isso, não quis comemorar, muito pelo contrário, aí que é preciso juntar a família e reviver os bons momentos!

Nas próximas semanas, vou publicar aqui  algumas receitas saudáveis pra mesclar com todas as delícias que a gente fica esperando o ano todo pra comer!

E pra começar esse couscous vegetariano muito saboroso acompanha muito bem as aves, carnes e peixes de Natal, ano novo e a festa que vier!

Eu adoro esta receita, espero que gostem. Beijo e até a próxima!

Couscous com abobrinha e berinjela
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Ingredients
  1. 1 e 1/2 xícaras de couscous
  2. 1 e 1/2 xícaras de caldo de frango ou outro caldo de preferência
  3. 2 abobrinhas pequenas cortadas em cubinhos
  4. 2 berinjelas cortadas em cubinhos
  5. 2 dentes de alho
  6. 1 cebola pequena cortada em cubos
  7. folhas de manjericão
  8. folhinhas de orégano fresco
  9. pimenta rosa
  10. pimenta branca
  11. 1/3 de xícara de nozes picadas
  12. 4 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
  13. sal a gosto
Instructions
  1. Em uma frigideira adicione 2 colheres de sopa de azeite, o alho picado ou espremido e refogue a abobrinha, a pimenta branca e sal a gosto por 2 minutos. Desligue o fogo e acrescente o manjericão. Reserve. Nesta mesma frigideira adicione 2 colheres de sopa de azeite e as nozes, deixe no fogo mínimo para "soltar o sabor" no azeite. Acrescente a berinjela,tempere com a pimenta rosa, o orégano fresco e sal a gosto, refogue por por 2 minutos. Junte os refogados. Hidrate o couscous com o caldo fervente. Adicione o couscous hidratado aos legumes e nozes. Ajuste o sal. Finalize com um fio generoso de azeite.
Notes
  1. Se não encontrar orégano fresco, pode substituir por sálvia, tomilho ou alecrim. Se não quiser fazer caldo pode hidratar com água fervente. Pode trocar as nozes por castanhas de caju, fica muito bom também!
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Novo Guia Alimentar da População Brasileira

frutas na banca“O guia é um documento oficial que aborda os princípios e as recomendações de uma alimentação adequada e saudável para a população brasileira, configurando-se como instrumento de apoio às ações de educação alimentar e nutricional no SUS e também em outros setores.  Considerando os múltiplos determinantes das práticas alimentares …, o guia alimentar reforça o compromisso do Ministério da Saúde de contribuir para o desenvolvimento de estratégias para a promoção e a realização do direito humano à alimentação adequada. “ Ok, a linguagem acadêmica é um pouquinho chata, mas se você tiver paciência, vai ler um documento inovador. 

Alimentação Saudável é o assunto que eu mais gosto. Adoro descobrir novos ingredientes e novas preparações para que o organismo absorva o máximo de nutrientes. Através de meus estudos fica cada vez mais claro que diversificar ao máximo, preferir os orgânicos, evitar os industrializados é um caminho mais curto para a saúde. 

Por isso, fiquei tão empolgada com este guia que  traduz tudo que eu prego e faço. É bom que se fale que este é uma atualização do primeiro que foi feito em 2006.

O que eu mais me encantei  foi o fato de estar livre de qualquer influencia das multinacionais, inclusive indicando o afastamento de alimentos por elas produzidos e estimular as pessoas a voltarem a cozinhar,  que na minha opinião deveria ser matéria obrigatória na escolas. 

O documento deixa de lado a nossa pirâmide nutricional tão conhecida e recomenda que a escolha de alimentos nutricionalmente balanceados para compor uma alimentação nutricionalmente balanceada, saborosa e adaptada a cultura de cada um, ao mesmo tempo, ambientalmente sustentável; afinal comida é muito mais que nutrientes!legumes

 Foram consideradas quatro categorias de alimentos, definidas de acordo com o tipo de processamento empregado na sua produção. Alimentos in natura ou minimamente processados exemplos incluem legumes, folhas, frutas, grãos secos, polidos e empacotados ou moídos na forma de farinhas, raízes e tubérculos lavados, cortes de carne resfriados ou congelados e leite pasteurizado. A segunda categoria corresponde a produtos extraídos de alimentos in natura ou diretamente da natureza e usados pelas pessoas para temperar e cozinhar alimentos . Exemplos : óleos, gorduras, açúcar e sal. A terceira categoria corresponde a produtos fabricados essencialmente com a adição de sal ou açúcar a um alimento in natura ou minimamente processado, como legumes em conserva,frutas em calda, queijos e pães. A quarta categoria corresponde a produtos ultraprocessados. Exemplos incluem refrigerantes, biscoitos recheados, “salgadinhos de pacote” e “macarrão instantâneo”.

frutas

A ideia é a base da nossa alimentação sejam os in natura , c onsumemos poucos processados, comedidamente os feitos para temperar e evitar os ultraprocessados. Assim cada um com sua rotina, tipos físicos, culturas, farão, assim, as melhores escolhas para si.

Promove os orgânicos, os cultivos familiares e rejeita o que não é comida: os industrializados muito processados.

Em resumo: Coma comida de verdade, cozinhe mais, compartilhe refeições com pessoas queridas e fique longe dos ultraprocessados  ( repetido para fixar rs). 

Acesse o link abaixo e conheça o guia e leia, se possível. Se este assunto te encanta como a mim, vai adorar!

Até a próxima!

tuberculos

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/11/novo-guia-alimentar-do-ministerio-da-saude-recomenda-alimentos-frescos.html

Quem nunca quis fazer picadinho, que jogue a primeira panela!

Picadinho indiano

Não… não vamos falar sobre momentos de fúria. Tão pouco sobre o tradicional picadinho, super comum nos almoços dos brasileiros, principalmente dos cariocas.

Este picadinho é importado! Alguns chamam de picadinho marroquino outros de indiano. Mas na prática, é uma receita com sabores bem brasileiros. Sua origem desconhecida deve ter sido uma inspiração nas mesas fartas destes países, mas adaptada à realidade brasileira. O importante é que o picadinho indiano é um sucesso com adultos e crianças. Ótima sugestão para aquele almoço despretencioso entre amigos. E tenha certeza: nunca haverá um picadinho igual ao outro. Logo, logo, você acrescentará algum item.

Eu fui apresentada à receita na casa da mãe de uma grande amiga de Curitiba. Por várias vezes, eu – que estava longe da família, ia filar o almoço de domingo. E, como em toda casa cheia, a solução tinha quer ser saborosa e prática. Lá a receita era nomeada: Picadinho Marroquino.

Anos depois, descobri que um tal de Picadinho Indiano era um dos sucessos da casa da minha sogra. A receita tinha o mesmo conceito da casa da minha amiga, mas já com suas variações.

Aqui postarei a receita da minha sogra, já com as minhas adaptações. Mas saibam de antemão que por várias vezes já a mudei. Tudo depende do que você tem em casa, do seu humor e uma super ideia: dos complementos dos convidados. Uma vez fizemos com uns amigos e foi super legal, pois cada um levou um item diferente.

Enfim, vamos ao que interessa!  

 picadinho indiano complementos

Picadinho Indiano
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Ingredients
  1. - 700g de carne moída
  2. - 2 cebolas (1 para refogar a carne e outra para servir) picada miudinha
  3. - 2 dentes de alho picados miudinhos
  4. - curry a gosto
  5. - 12 espetinhos de frango (você pode fazer o espetinho em casa se preferir com peito de frango cortado em cubos, marinado em uma mistura de iogurte, sal, pimenta do reino, páprica ou curry)
  6. - 8 ovos cozidos (cozinhe por 3 minutos a partir da fervura e mantenha na água quente, com fogo desligado por 10 minutos para a gema ficar amarelinha).
  7. - 1 maço de cheiro verde picadinho bem miudinho.
  8. - 100g de azeitonas verdes picadas miúdas
  9. - 150g de chutney de manga
  10. - 250g de amêndoas laminadas
  11. - 150g de queijo parmesão ralado
  12. - 200g de coco ralado
  13. - 4 tomates picados em cubinhos
  14. - 1 pimentão picado em cubinhos
  15. - 150g de passas
  16. - 300g de bacon fatiados e picados bem miudinhos
  17. - 8 bananas caturras ou da terra fatiadas e grelhadas
  18. - 1/2 abacaxi picado miudinho
  19. - 1 e 1/2 xícara de molho Satay - é um deliciosomolho de amendoim (½ xic de pasta de amendoim, 1 colher shoyu, 1 colher de melado de cana, 1 colher de óleo de gergelim tostado, 4 colheres de leite de coco, sal a gosto. Misture tudo até ficar com consistência cremosa e homogênea)
  20. - 2 xícaras de arroz ou couscous (cozinhar da forma tradicional)
Instructions
  1. 1- Refogar a carne com a cebola e o dente de alho. Reservar.
  2. 2- Preparar o arroz ou o couscous de forma tradicional. Reservar.
  3. 3- Pegar os ovos já cozidos, separar clara da gema. Passar as gemas por uma peneira para que fiquem miudinhas. Reservar em um potinho. Pegar as claras e picar miudinho. Reservar.
  4. 4- Picar todos os itens conforme descrito. Colocar cada item em um potinho para ir à mesa (isso inclui a carne e arroz).
  5. 5- Na hora de servir, grelhar os espetinhos.
  6. 6- Levar tudo à mesa.
  7. 7- Cada um se serve com o que quiser e como quiser. A dica é fazer uma montanha, começando pelo arroz (ou couscouz), carne e complementos. Fica bom demais!!!!
Notes
  1. Você pode substituir itens. Por exemplo, trocar a amêndoa por amendoim ou pistache.
  2. Ouse: coloque outros itens que você acha que podem combinar!!!
  3. Ah! E você pode preparar boa parte dos itens com antecedência.
Adapted from Letícia Villela
Adapted from Letícia Villela
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