Ai Cará rsrs! Um gostinho diferente pra variar!

  Conheci cará ( nome científico  Dioscorea alata L) na minha adolescência quando ia pra praia e comia um pão de cará hummm delicioso! Só comecei usá-lo em receitas quando Lucas era bebezinho e a pediatra recomendou adicionar nas papas salgadas. Hoje em dia, tento revesar o uso com  o da mandioca (aipim ou macaxeira), mandioquinha ( batata baroa) e inhame que são carboidratos altamente energéticos, importantes quando as refeições são vegetarianas, coisa que acontece com frequência aqui em casa. 

  Essa receita é fruto de uma obsessão rsrs. Conhecem batata suíça?  Pois é, batata ralada recheada  do que você quiser (queijos, carnes e etc) frita em muuuuito óleo. O resultado é muito saboroso, mas extremamente gordo e calórico. Marcos ama esta batata, mas não dá pra eu fazer, sinto muito! Então, faz tempo que persigo algo que se aproxime do sabor, sem usar gordura vegetal ou animal! Então, fui tentando com todos os tubérculos e qual foi que mais deu certo: CARÁ! Ele não é fácil de trabalhar, pois a goma é espessa, mas o resultado final vale. Trata-se de uma frittata sem ovo ou queijo ou seja não é fritatta ou fritada rsrs, mas parece né? Bem, você pode usá-la para acompanhar carnes, peixes e saladas. Assim você varia o cardápio e os nutrientes ingeridos, aliás, o cará é rico em amido, fonte de beta-caroteno, vitaminas C e do complexo B, rico em cálcio, fósforo, ferro, potássio e manganês! Muito bom, não acha?Ah, bom pra quem está buscando receitas sem glúten e sem lactose. Espero que gostem! Beijos e até a próxima!

Fritatta de Cará
Print
Ingredients
  1. 300g de cará ralado
  2. Sal a gosto
  3. Uma colher de chá de orégano sêco
Instructions
  1. Depois de ralar o cará, tempere com sal e orégano e misture bem ( a goma dificulta um pouquinho o processo). Em uma frigideira untada com óleo de girassol bem quente, espalhe bem o cará, como se fosse uma panqueca. Vá misturando durante o processo de cozimento, a parte cozida vai pra cima, a crua pra baixo e irá perceber que a goma vai secando a medida que vai cozinhando. Depois de aproximadamente 15 minutos a goma quase secou totalmente, e já é possível unir a massa no meio da frigideira, neste ponto deixe dourar. Vire para dourar do outro lado. Sirva bem quente! Já pronto, dá pra fazer um pequeno corte e rechear, se quiser.
Notes
  1. Você pode trocar o orégano por ervas frescas, tais como alecrim ou sálvia, humm fica bom, também!
Memórias Gastronômicas http://memoriasgastronomicas.com.br/