Alimentação saudável, um assunto pra discutir e praticar todos os dias rsrs.

panquinha berinjelaNa semana antes do feriado, passei três dias dando palestras e propondo uma reflexão sobre alimentação saudável para cada um que participou.
A maioria tem alguma noção de como se alimentar de maneira saudável, porém a fome e o cansaço faz com que comam o que está mais fácil. Se isso acontecesse de vez em quando, tudo bem,  mas o contrário, a maioria come saudável de vez em quando. Pois é, não tem segredo, o negócio é planejamento, tendo os ingredientes em casa  é possível fazer uma panqueca de berinjela em 10 minutos, como provei durante a palestra ( na foto não parece tão apetitosa, mas garanto que vale a pena!).
Esta receita é sem lactose, se quiser sem glúten, também, basta trocar a farinha de trigo por farinha de arroz ou farinha de milho ou outra de sua preferência, melhor que você tenha na dispensa!

Panquequinha de berinjela

Ingredientes:

1 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de flocos de quinoa
2 ovos
1 xícara de água

2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de tahini ( se não tiver, coloque mais uma colher sopa de azeite de oliva)
sal a gosto
1 berinjela cortadas em rodelas ( não é preciso deixá-la de molho, basta lavar, cortar e ir direto para a frigideira)

Modo de fazer

Bata todos ingredientes no liquidificador, exceto a berinjela.
Coloque duas frigideira no fogo, de  preferência com teflon, assim não será necessário óleo. Em uma, quando estiver bem quente, coloque uma colher de sopa da massa, vire para assar por igual dos dois lados. Repita a operação.
Na outra, grelhe as fatias de berinjela. Sirva cada panqueca com uma fatia de berinjela e se tiver, passe um fina camada de tahini sobre a berinjela. Coma bem quentinha. É leve e gostosa! Experimente!