Almoço com gostinho de infância: Lagarto com Creme de Milho

Lagarto com Creme de Milho Neste fim de semana, fiz uma receita que há muito tempo não fazia aque em casa, mas que tem cara de fim de semana com crianças.

Lembro-me da mamãe fazendo para a gente. Era sempre um sucesso!

Resgatei esta receita entre umas que o meu tio dava em suas aulas de culinária, na época que não era moda e quase não existia curso de culinária. Ele dava aulas jantares em sua residência. Na época, quase não tínhamos produtos importados no mercado, Ou seja, as receitas eram mais restritas. E assim mesmo, foi lá que conheci muitas coisas que hoje encontramos facilmente no  mercado.

O grupo era pequeno e divertidíssimo. Eu, ainda pequena e muito curiosa, ia para lá com a desculpa de ajudar, mas na verdade aproveitava cada dica dele.

Não sei bem ao certo o que veio primeiro, a aula ou a tradição de fazê-la em nossa casa, nem de onde surgiu a receita, mas o importante é que é sucesso garantido.

Receita de Lagarto com Muçarela e Creme de Milho (Lagarto Nobre) – Baseada em receita de Ronaldor com pequenas alterações:

– 1 peça de lagarto inteira e limpa

– alho, sal, cebola, pimenta do reino para temperar e marinar a carne

– 2 xícaras de vinho branco para a marinada

– água o quanto baste para cozinhar a carne

– 500g de muçarela fatiada

– 400g de milho verde congelado ou em lata (2 latas)

– 2 latas de creme de leite (ou 600g de creme de leite fresco)

– 200ml de leite

– 2 col. (sopa) de maizena

– noz moscada, sal e pimenta do reino a gosto para temperar creme

 

Modo de Preparo:

1- Marinar a carne com os temperos e vinho (calcular cerca de 1 col rasa de sopa para cada quilo de carne). Deixar marinar por pelo menos 2 horas.

2- Esquentar o óleo na panela de pressão. Selar (fritar até dourar) a carne. Acrescentar água e a marinada para cozinhá-la em panela de pressão por cerca de 1 hora. Desligar e retirar a carne do caldo.

3- Fatiar a peça de carne finamente, se possíve com uma faca elétrica, sem cortá-la até o final.

4- Colocar o lagarto em um pirex. Cobrir cada fatia de carne com uma fatia pequena de muçarela. Reservar.

5- Para fazer o molho, bater o milho no liquidificador com o caldo da carne. Refogá-lo e adicionar o leite. Se estiver muito líquido acrescentar um pouco de maizena diluída em um pouco do creme. Desligar e acrescentar o creme de leite e ajustar o tempero.

Lagarto como fazer6- Despejar o creme sobre o lagarto e levar ao forno pré-aquecido a 210 graus até levantar fervura. Sevir imediatamente.

Nota: esta receita rende bastante, servindo cerca de 12 pessoas, dependendo do tamanho do lagarto. Se preferir, separe em porções menores.

Bom apetit!