Almoço para o Dia das Mães

O dia das mães está chegando e aquela neura de compras, reservas de restaurantes, estresse já invade a casa de todo mundo. Hoje fui andar pelas ruas da vizinhança para me “adaptar” e vi que todos os restaurantes estão com faixas enormes de “reserve seu almoço para o dia das mães”. E todo ano é aquela mesma história: Filas enormes, mesas grudadinhas, preços absurdos (ainda mais caros dos que os restaurantes paulistanos estão praticando? Affff!). Meu conselho: fuja dessa roubada. Quer presentear sua mãe? Então não caia na ladainha e leve-a num dia mais tranquilo onde todo o almoço será mais prazeroso e honesto.

Mas aí fica a dúvida: quem vai cozinhar, então? Não é justo a sua mãe ir prá cozinha, não é mesmo? Pensando nisso me lembrei de uma receita deliciosa, com cara de almoço de domingo de Dia das Mães (não poderia ser qualquer domingo!) e que não vai deixar ninguém plantado na cozinha. Se você tiver 30 minutos para preparar a receita, o forno faz o restante. É tudo de uma vez!

E, para a sobremesa, abale o coração da sua mãe com um doce simples mas que alimenta corpo e alma: Pudim de Leite com Calda de Laranja.

 

Frango Assado da Condessa Descalça (Serve 4)

1 frango inteiro de aproximadamente 1,5kg (dê preferência para os frangos de granja, orgânicos, em razão da excessiva quantidade de hormônios dos frangos comuns)

100 gr de manteiga sem sal em temperatura ambiente

1 ramo de alecrim picado

1 ramo de tomilho

6 folhas grandes de sálvia picada

sal e pimenta a gosto

1 limão siciliano cortado em quartos

1 cabeça de alho grande cortada ao meio

2 cebolas roxa

2 cenouras

2 talos de salsão

1 batata doce

2 mandioquinhas

 

Retire o frango da geladeira 30 minutos antes de assar.

Em uma assadeira grande coloque os legumes, tubérculos e raízes cortados fazendo uma “cama” para o frango. Coloque também meia cabeça de alho com casca e tudo. Reserve.

Aqueça o forno a 200 graus.

Lave bem o frango, seque-o com papel toalha e retire o excesso de gordura. Levante a pele do frango cuidadosamente na parte do peito mas não desgrude totalmente (vide foto).  Tempere a cavidade do frango com sal e pimenta a gosto. Misture a manteiga com as ervas picadas e com as suas mãos coloque 2/3 dessa mitura debaixo da pele do frango, deixando o peito bem untado.

Recheie o frango com meia cabeça de alho e com 2 quartos do limão. Amarre as coxas para o recheio não sair e pincele o restante da manteiga sobre o frango, caprichando nas coxas! Esprema o limão restante sobre o frango, tempere com sal e pimenta e coloque-o na assadeira.

Asse na grade do meio do forno por 1 hora ou até que, quando espetado na coxa o líquido que saia seja claro sem vestígios de sangue. Talvez você pode precisar de mais 1/2 hora, dependendo do tamanho do seu frango. Também fique de olho na pele do frango que deve estar bem corada e crocante. Hummm!

Retire o frango da assadeira e deixe-o descansar por 10 minutos antes de cortá-lo. Sirva-o com os legumes que estarão tenros e cheios de sabor! Se quiser uma salada de folhas também é um bom acompanhamento.

 

Pudim de leite com calda de Caramelo de LaranjaPudim de Leite com Calda de Laranja

4 ovos

1 lata de leite condensado

a mesma medida (lata) de leite

raspas de 2 laranjas bahia

Para a Calda:

250g de açúcar

raspas de 1 laranja bahia

suco de 2 laranjas bahia

 

Comece pela calda: Em uma panela, coloque o açúcar e leve-o ao fogo para começar a caramelizar. Não pode queimar, mas deve ter aquela cor dourada.

Quando começar a formar esta cor, acrescente o suco e as raspas. Deixe ferver até formar uma calda de fio grosso. Forre o fundo da(s) forma(s) com esta calda, espalhano-a pelas laterais.

Em seguida, bata todos os ingredientes do pudim no liquidificador até ficar uniforme.

Coloque este conteúdo na(s) forma(s) e leve para assar em banho maria – coloque a forma do pudim sobre outra forma com um pouco de água – eu coloco também um pano de prato no fundo para não bater.

Ah! O forno deve ser pré-aquecido a 180 graus e deixe assar por cerca 40 min ou até ficar levemente dourado. Deixe esfriar e leve para a geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.

 

E no final curta a vida ao lado daqueles que você ama!