Bacalhau com alcachofra, já pensou? Já comeu?

Os dois sozinhos já são muito bons e juntos então, hummm! Amo alcachofra. Adoro bacalhau. 

Já faz muito tempo que eliminei os industrializados da minha cozinha. Por dois motivos: tenho bastante tempo pra cozinhar e  porque a maioria que a nossa indústria alimentícia vende é quase veneno. A minha luta pela leitura de rótulos e compra consciente é antiga. Quanto mais eu pesquiso, mais eu faço tudo que comemos em casa. Lógico que existem marcas que se preocupam em oferecer produtos de qualidade e com a saúde, mas nossa legislação é tão frouxa que no Brasil ainda se usa aditivos banidos em outros países há décadas! 

Claro que não voltei a idade da pedra, mas se eu posso, eu faço! Bom, amoooo alcachofra e vocês viram o preço das danadinhas? Está pela hora da morte. Confesso que brochei quando vi no mercado.  Mas há alguns dias na casa da Letícia, usamos um vidrinho de alcachofras na brasa da La Pastina que eu vou te contar, DIVINAS! As duas concordaram que precisaríamos fazer alguma receita pro blog com elas!

E neste último fim de semana, veio a inspiração: bacalhau e alcachofra. Delicioso, facilíssimo, rapídíssimo pra deixar a audiência extasiada e pedindo bis!

Essa alcachofra , conforme informações do fabricante/ importador possui apenas alcachofra,  óleo de girassol, vinagre, sal, especiarias, acidulante acido cítrico e antioxidante acido ascórbico.  Do jeito que eu gostei, vou aprontar outras com ela rs!

Aproveitem pra arrasar em uma reunião com os amigos ou no almoço da família!

Bom apetite!

Bacalhau com alcachofra
Print
Ingredients
  1. 300 de bacalhau dessalgado e desfiado
  2. 2 dentes de alho picados
  3. 300g de tomates orgânico picados ( eu usei os pequeninos).
  4. 1 vidro de 250g de alcachofra na brasa la Pastina
  5. manjericão fresco a gosto
  6. sal
Instructions
  1. Em uma frigideira refogue delicadamente o alho em um pouquinho de azeite com cuidado para não queimar. Refogue, também, os tomates. Adicione o bacalhau, refogue por 10 minutos até o bacalhau ficar macio. As alcachofras devem ser picados grosseiramente ou se preferir apenas solte as folhas e pique o fundo. Acrescente ao refogado de bacalhau e refogue por mais 1 minuto. Acrescente o óleo do vidrinho da alcachofra e por fim acrescente o manjericão já com o fogo desligado. Ajuste o sal.
Notes
  1. Arroz integral acompanha super bem. Mas pode servi-lo como entrada, com um pãozinho integral hummm, irresistível!
Memórias Gastronômicas http://memoriasgastronomicas.com.br/