Bolo de biomassa de banana verde.

Faz uns 5 anos que eu ouvi falar na biomassa de banana verde. Fernanda, nutricionista amiga querida, me contou as maravilhas deste alimento sem igual.  Aprendi a fazê-la e era tão de vanguarda que não fez tanto sucesso na época rs.

Segundo a nutricionista funcional Helouse Odebrecht “a biomassa é um alimento funcional pois, quando cozida, apresenta um teor excelente de amido resistente, que tem ação semelhante a das fibras. Por ser resistente, ele não é digerido e nem absorvido. No intestino, a biomassa é utilizada por bactérias boas do nosso organismos, chamadas de probióticos, como uma fonte de energia, mantendo assim a integridade da mucosa intestinal. É rica em vitaminas como A, B1, B2 e minerais essenciais como fósforo, magnésio, potássio e sódio.”

Trata-se um creme que não tem sabor, por isso você pode usá-lo em salgados e doces. É muito simples de fazer- um cacho de bananas BEM verdes ( qualquer qualidade, de preferência as grandes com 12 bananas mais ou menos) bem lavadas, devem ser cozidas por 20  minutos na panela de pressão.  Depois de cozidas e já em temperatura para manuseá-las, descasque e bata no liquidificador com 200 ml de água para formar um creme. Pronto, use 250g para esse bolo e o restante congele. Se quiser, use um recipiente de gelo para ajudar no processo. Além deste bolo, você pode usar a biomassa em vitaminas,  bolos, tortas e muuuuito mais. Ah, tem pronto para vender. Nas cidades grandes fica mais fácil de achar.

 

Além desse bolo, use nas vitaminas matinais ( uma colher de sopa por copo), o sabor não se alterará e você consumirá fibras importantes, como vimos acima.

Esse bolo é delicioso, nutritivo, leve e de chocolate, não tudo que você sempre quis? Ajuda na TPM rs. Espero que gostem.

Até a próxima. Beijos.

Bolo de cacau e coco com biomassa de banana verde
Print
Ingredients
  1. 5 ovos
  2. 250g de biomassa de banana verde
  3. 3 colheres de sopa de cacau em pó
  4. 2 colheres de sopa de coco ralado orgânico
  5. 3 colheres de sopa de açúcar fit ( stevia+açúcar demerara)
  6. 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
Instructions
  1. Bater no liquidificador os ovos e a biomassa até até formar um creme uniforme. A parte, misture bem os ingredientes secos. Junte o creme aos ingredientes secos. Em assadeira untada, asse em forno preaquecido a 200 º por aproximadamente 30 minutos. Quando estiver pronto ( pode fazer o teste do palito, ao espetá-lo, se sair limpo, o bolo estará pronto), deixe no forno até esfriar.
Notes
  1. Como o bolo não tem nenhuma farinha, a textura é bem diferente quase um suflê. Para ajudar que o bolo não murche, deixe o bolo no forno até esfriar. Você pode substituir o açúcar fit por açúcar orgânico ou demerara.
Memórias Gastronômicas http://memoriasgastronomicas.com.br/