Bolo de laranja e mel, versão funcional!

Estava eu com algumas laranjas pera deliciosas, daquelas doces sabe, farinha de amêndoas e um desejo: bolo de laranja. Mas tinha que ser um bolo com gosto marcante e cheiro de laranja. Vocês sabem, as receitas tradicionais são muito gostosas, mas o sabor é suave, vocês não acham?

 A minha busca foi no memórias porque eu me lembrava de ter comido um delicioso que Letícia tinha postado no ano passado, exatamente do jeito que eu queria. Receita encontrada, fiz a minha versão funcional, sem farinha de trigo, sem açúcar refinado e voilá! Ficou tão tão bom que resolvi dar vida a um projeto nosso de ter sempre duas versões do mesmo prato: uma leticiana e uma valeriana, ou seja uma gourmet e outra mais natureba rs!

Como é sem glúten ( ah, sem lactose hein!), resolvi fazê-lo em forminhas de cupcake, assim não esfarela tanto!

Para os puristas, segue o link da versão original que vale o repeteco sempre porque é simplesmente MARAVILHOSA. http://memoriasgastronomicas.com.br/2013/09/bolo-de-laranja-com-mel-para-adocar-o-fim-de-semana/

E, se quiser uma mais natureba ou funcional, experimente essa. Essa versão é também em quantidade reduzida pra gente comer menos, portanto menos calorias rs, simples assim rsrsrs!

Esse bolo combina  perfeitamente com o café da tarde!

Bom apetite! 

Bolo de Laranja e mel versão funcional
Print
Ingredients
  1. 2 ovos caipiras
  2. 1 xícara de farinha de amêndoas
  3. 1/2 xícara de flocos de amaranto
  4. 1/2 xícara de farinha de arroz integral
  5. 2 laranjas pera sem caroços, uma com casca e uma sem casca.
  6. 1/2 xícara de mel
  7. 1/2 xícara de açúcar demerara orgânico
  8. 1/2 xícara de óleo de girassol
  9. 1 colher de chá de bicarbonato de sódio.
Instructions
  1. Bata no liquidificador os ovos, as laranjas cortadas em 4 ou 6 ( para facilitar o processamento), mel, açúcar, óleo. A parte misture bem a farinha de amêndoas, farinha de arroz, flocos de amaranto e bicarbonato. Junte as duas misturas bem e delicadamente. Unte forminhas de cupcake ( 10 a 12), Asse em forno preaquecido a 180º por aproximadamente por 30 minutos.
Notes
  1. A receita original tem uma calda, mas esta versão é tão molhadinha que não tem a menor necessidade. Usei aproximadamente 2/3 das quantidades. Outra mudança foi no tipo da laranja que era bahia e por isso são duas porque as pera são pequenas, se quiser a bahia, use uma e meia..
Adapted from Leticia Villela
Adapted from Leticia Villela
Memórias Gastronômicas http://memoriasgastronomicas.com.br/
http://memoriasgastronomicas.com.br/2013/09/bolo-de-laranja-com-mel-para-adocar-o-fim-de-semana/