Começando a semana com sopa de batata baroa: ou seria melhor dizer…

Sopa Cremosa de Batata BaroaBatata Salsa, Baroa, Mandioquinha, Cenoura Amarela… qual outro nome este delicioso e multifacetado tubérculo tem aqui no Brasil?

Difícil achar quem não goste dele com qualquer destes nomes e em suas mais variadas preparações. Aqui em casa todo mundo é fã do seu sabor levemente adocicado e textura suave.

Por isso, para curtir este frio, no melhor estilo comida que nos faz bem, nada melhor que fazer uma sopa cremosa de… – minha parceira paulista que me perdoe mas vou chamar de batata baroa, pode ser?

Receita de Sopa Cremosa de Barata Baroa

– 1 kg de batata baroa

– 1l de água

– 500ml de caldo de frango (eu faço o caldo em casa com os ossos do peito de frango)

– algumas folhas de salsão (10 unidades, pode ter um talinho tb)

– 3 dentes de alho

– sal e pimenta do reino a gosto

– fio de azeite

– Para finalização: um pouco de creme de leite fresco ou requeijão e cebolinha picadinha

Modo de Preparo:

Descascar e cozinhar as batatas em panela com água. Na panela onde será feita a sopa, refoque o alho picado com um fio de azeite. Assim que estiverem levemente dourados, acrescente as batatas (não jogue a água fora, reserve) para refogar um pouco. Acrescente o caldo e quando levantar fervura, desligar. Transferir o conteúdo da panela para o liquidificador e bater até ficar um creme homogêneo.

Aquecer novamente a panela, colocar um fio de azeite e retornar com o creme e rofogá-lo. Se o creme estiver muito grosso, acrescente um pouco da água que cozinhou a batata baroa. Coloque as folhas de salsão e deixe cozinhar um pouco. Ajuste o tempero com sal e pimenta do reino. Retire as folhas de salsão.

Na hora de serví-la bem quente, coloque-a nos pratos e finalize com uma colher de creme de leite fresco (ou requeijão – ambos funcionam bem) e um pouco de cebolinha finamente picadas.

Aqueça-se! Bon apetit!