Deus salve as Quiches!!!

QuicheEstou recebendo visitas de longe ao longo desta semana e acabei tendo que bolar um cardápio prático e gostoso para a turma. Não queria passar o dia na cozinha, optei por pratos fáceis de fazer ou que pudessem ter o preparo antecipado.  E na hora de fechar a lista, não pude resistir, tive que incluir uma quiche! Simples, rápida e muuuuito gostosa!

Na verdade, fiz mini quiches que ficaram bem bonitinhas e dava para comer em uma bocada só!

Fiz duas opções de recheio: uma de alho poró e outra, lorraine, mas as possibilidades são infinitas e vc sempre pode inventar o seu sabor!

Confira e receita abaixo:

Receita de Quiche

Massa (utilizei uma receita tradicional de massa brisée, que pode ser utilizada em outras tortas salgadas e doces)

– 2 xíc. de farinha

– 2 gemas

– 1 pitada de sal (se vc for fazer uma massa para torta doce, acrescente 1col. de sobremesa rasa de açúcar)

– 3 col. (sopa) cheias de manteiga

Recheio base

– 300g de queijo meia cura (o da sua preferência – eu utilizo o queijo minas padrão)

– 100g de queijo gruyere

– 100g de queijo parmesão

– 500ml de creme de leite fresco (pode-se utilizar o de caixinha, mas eu prefiro o resultado com o fresco)

– 100g de requeijão cremoso

– 200ml de leite

– 4 ovos

– nóz moscada (eu ponho muita!!!), pimenta do reino branca e sal a gosto (importante colocar o sal somente depois de bater esta mistura, pois o queijo já é bem temperado, muitas vezes, nem precisa colocar mais sal)

Recheio alho poró: 3 alhos porós picados finamente em rodelas

Recheio Lorraine: 200g de bacon picado em cubos bem pequenos e fritos em frigideira no fogo baixo até ficarem bem dourados. Deixar escorrer e secar. / 1 cebola picada em cubos bem pequenos.

Modo de preparo:

Massa: Misturar todos os ingredientes com as pontas dos dedos até a massa ficar homogênea. Deixar descansar por 25 minutos. Depois abrir a massa em uma forma redonda de 23 a 25cm. Fazer uns furinhos com o garfo para ela não subir (ou colocar grãos sobre ela) e pré-assá-la em forno pré-aquecido a 200 graus por 10 minutos ou até ficar levemente esbranquiçada.

Recheio base: Bater no liquidificador todos os ingredientes, exceto os temperos (sal, noz moscada e pimenta do reino branca) que vc acrescentará depois de colocar o complemento do sabor (alho poró, lorraine etc).

Após obter um creme uniforme, misturá-lo com uma espátula, incorporando o alho poró ou a cebola e bacon, ou o ingrediente do sabor que você quiser fazer.

Virar esta mistura na massa pré-assada e levá-la ao forno pré-aquecido a 200 graus por 30 minutos ou até começar a ficar dourada por cima.

Está pronta!

Dica 1: Sirva com uma salada de folhas e com umas fatias de salmão defumado ou roast beef.

Dica 2: Se vc quiser congelar esta quiche, retire do forno um pouco antes de dourar e quando for servir, termine o processo.

Foto da versão tamanho família com um salmão maravilhoso! Post esta receita depois…

Quiche de alho poró