Dias frios aquecidos com a ambrosia da vó Nhá.

AmbrosiaComo passaram o Dia das Mães? Espero que com tanto carinho como eu. É tão bom ser paparicada né?

Aqui, em Curitiba, começou o friozinho…

[Nota mental – Definitivamente preciso me organizar melhor, o tempo está voando e eu não consigo fazer tudo que me proponho]. Mil idéias na cabeça e pouco tempo para executá-las! Acho que o negócio vai ser largar os doces de lado e abrir uma fábrica de idéias… Surtos à parte, como fiquei muito envolvida com as produções da Dorothy nos últimos tempos, acabo ficando muito tempo sem beber a água das Minas Gerais e isso me faz muita falta.

Então, resolvi matar a saudade vasculhando os cadernos de receitas… sei que não é a mesma coisa de comer aquele prato feito especialmente pela sua mãe especialmente para você, mas não foi nada mal!

Escolhi uma receita da minha avó, que minha mãe e tias contam ter sido uma cozinheira e principalmente doceira de mão cheia. [Mais nota mental: Será que foi dela que herdei este interesse pelos doces???]. Infelizmente, não tive o prazer de conhecê-la, por isso, fico só com os casos e com algumas das suas deliciosas receitas muito bem executadas por minha mãe ( o dia das mães já passou, mas o paparico continua aqui…).

Mas voltando à receita, a eleita, foi uma bem mineira e, por incrível que pareça, fácil de fazer. Eu tinha uma fantasia que fazer ambrosia era difícil. Na verdade, tem seus truques, mas realmente não é difícil. Tentem e contem-me.

 

Receita de Ambrosia da Vovó Nhá

– 1 litro de leite

– 240g de açúcar

– 250 ml de suco de laranja

– 6 ovos

– 2 cravos e 1 pauzinho de canela

– casca de um limão

 

Modo de Preparo:

1- Em uma panela, coloque o leite para ferver com o açúcar, pau de canela, cravos e casca de um limão.

2- Quando levantar fervura, colocar o suco de laranja. Ele talhará.

3- Enquanto levanta fervura novamente, em uma tigela à parte, coloque os ovos e os misture com um garfo.

4- Assim que começar a ferver, acrescente os ovos, mas não mexa neste momento (este é o pulo do gato).

5- Com uma colher grande ou concha, vire cuidadosamente a calda que está na panela sobre os ovos para que ele cozinhe. Mas não misture até que ele cozinhe por completo, assim, seus pedaços ficarão maiores.

6- Quando os ovos já estiverem cozidos, pode partí-los na panela mesmo com a ajuda da colher.

7- Abaixe o fogo e deixe cozinhar até formar uma calda grossa e cor levemente dourada. Deixe esfriar e leve-o para geladeira até a hora de servir.

Bom demais da conta!