Doce festa

Doce festa infantilPromessa é dívida. E para completar o post anterior sobre a festa de aniversário da minha filhota, agora conto para vocês os detalhes da parte mais doce da festa! Para relembrar, o cardápio dos docinhos foi: 

Brigadeiro tradicional e com bolinhas crocantes, Brigadeiro branco com côco e com castanha de caju,  Canudinho, Cocadinha mole,  Cajuzinho no copinho, Goiabada com queijo no copinho, Bolo de Margarida.

Vamos ao que interessa, as receitas,  que são para o rendimento de 25 unidades – depende muito do tamanho da bolinha / copinho e das lambiscadas da turma. Lá em casa, fiz uma receita a mais para os ajudandes se esbaldarem… Ah! E considere, pelo menos, 8 unidades de docinhos por pessoa.

 Brigadeiro tradicional  ou com bolinhas crocantes

– 1 lata de leite condensado

– 1 col. sopa de chocolate em pó

– 1 col. sopa de menteiga

-1 gema

– chocolate granulado, raspas de chocolate ou confeito de chocolate crocante para cobrir.

– cerca de 25 forminhas número 4

Modo de preparo: Colocar todos os ingredientes em uma panela e cozinhar em fogo bem baixo e mexendo sempre até a massa se descolar completamente do fundo. Despejar em vasilha untada. Quando esfriar, fazer as bolinhas, passar pelos confeitos e colocar em forminhas.

 Brigadeiro branco com côco ou castanha de cajú: para este doce utilizar os ingredientes acima (exceto chocolate em pó e para confeitar) e para confeitar utilizar côco ralado – branco ou queimado – e xerém de castanha de cajú. O modo de preparo é igual.

Canudinho como fazer CanudinhoCanudinho: Este é uma história a parte. Minha mãe não gosta dos canudinhos comprados prontos por causa do gosto do óleo, da crocância etc. Portanto, fizemos o canudinho, mas para que ninguém desista de fazer a festa ao ler este pedaço, vou considerar a massa pronta, ok? Então não tem mistério, rechear a massa do canudinho com o doce de leite e passar no açúcar. Mas este é o doce que deve ser feito no dia da festa para ficar bem crocante.

Cocadinha mole:

– 1 côco maduro grande inteiro

– 600g de açucar

Modo de preparo:  Retirar a água do côco reservar. Ralar o côco e reservar. Em uma penela, levar o açúcar e a água de côco ao fogo brando e fazer uma calda em ponto de fio. Adicionar o côco. Desligar e deixar esfriar. Nesta festa, fiz a cocadinha mole em copinho. Se quiser serví-la cortadinha, deixar secar mais um pouco no fogo.

 Cajuzinho no copinho

– 1 lata de leite condensado

– 300g de amendoim sem casca torrado e moído

– 1 col. sopa de chocolate em pó

Modo de preparo:  Misturar todos os ingredientes, reservando apenas 2 col. (sopa) de amendoim, e distribuir nos copinhos. Enfeitar com o amendoim.

Goiabada com queijo no copinho

 – 500g de uma goiabada mole de qualidade (eu particularmente gosto de uma que se chama Zélia)

– 1 pote de cream cheese ou 200g de queijo minas meia cura.

– 250g de creme de leite fresco.

Modo de preparo: Distribuir a goiabada entre os copinhos e reservar. Bater o creme de leite em chantily e adicionar o queijo. Com a ajuda de um saco de confeitar, colocar sobre a goiabada.

Bolo MargaridaBolo de Margarida – finalmente!!!!

Eu fiz 2,5 receitas de bolo, sendo 1,5 de chocolate e outra de laranja em forma retangular grande. E delas cortei as pétalas com molde que desenhei em papel manteiga. Foram 12 pétalas cortadas. A receita do bolo de laranja, você tem aqui no blog, a receita do bolo de chocolate é um que eu adoro e que aprendi com uma doceira de mão cheia, a Paulinha do Doce Lucila. Os dois fizeram o maior sucesso. Vamos ao resumo do que é necessário:

– 1 receita de bolo de laranja 

– 1,5 receita de bolo de chocolate

– 1 receita de brigadeiro tradicional, mas retirá-lo do fogo um pouco antes do ponto de enrolar

– 1 receita de casca de laranja em calda

– guaraná, água de rosas para cozinha ou calda de laranja para molhar o bolo.

– 1 receita de quindim 

– 1 receita de glacê real para a cobertura

Bolo de chocolate

Ingredientes (a minha receita está um pouquinho diferente da da Paulinha por causa do açucar mascavo ok?):

– 2 xíc de farinha de trigo

– 1 xíc. e 3/4 de açúcar mascavo

– 1 col. sopa de fermento

– 3/4 de xíc. de chocolate em pó

– 1 copo de iogurte natural(170ml)

– a mesma medida (copo iogurte) de óleo

– 3 ovos

Modo de preparo:  Bater os ovos, o iogurte e o óleo no liquidificador. Misturar os ingredientes secos numa vasilha a parte. Juntar tudo nessa vasilha. Misturar até ter bolhas estourando na massa. Colocar numa forma untada com manteiga e farinha de trigo.

Casca de laranja em calda

– 250g de casca de laranja deixada de molho em água por 24h (trocar pelo menos umas 4 águas durante o processo)

– 500g de açucar

-200ml de água

– 200g de creme leite

Modo de preparo:  Em uma penela, levar todos ingredientes (exceto creme de leite) ao fogo brando e deixar cozinhar até a fazer ponto de fio. Desligar e deixar esfriar. Na batedeira, bater o creme de leite em chantily. Desligar a batedeira, acrescentar o doce, deixando um pouco da calda separada para molhar o bolo. Misturar levemente até ter um creme homogêneo.

Glacê real – separar em 2 porções. Fazer 1/2 receita. Depois outra 1/2 receita, para não ressecar.

– 4 claras de ovos

– 1 kg de açúcar de confeiteiro

– suco de 1 limão

Modo de preparo: Bater as claras em neve. Quando estiverem bem firmes, acrescentar o açúcar – uma colher de cada vez (dica da minha mãe). Depois que estiver completamente diluído o açucar, colocar o suco do limão e bater mais um pouquinho. Utilizar imediatamente.

Quindim

– 6 gemas de ovos caipira

– 6 ovos caipinhas inteiros

– 50g de manteija sem sal

– 175g de açucar

– 125g de côco ralado

Modo de preparo: passar as gemas em peneira (não passar a colher na parte de baixo). Reservar. Derreter a manteiga. Misturar todos os ingredientes e colocar em forma untada com manteiga e açucar (a forma deve ter o tamanho do miolo da flor). Colocar em uma forma maior com um pouco de água e um pano de prato – funcionará como um cozimento em banho-maria. Levar para assar em forno já pré-aquecido a 180 graus até ficar dourado por cima.

Bolo Margarida – Montagem:

Em uma bandeja redonda de 45-50 cm dispor as pétalas já cortadas, sendo uma de chocolate outra de laranja. Umidecer cada pétala com cerca de 2 col. (sopa) de calda ou guaraná. Rechear cada bolo com o seu recheio (brigadeiro e creme de laranja). Colocar a sua pétala correspondente. Umidecer. Cobrir com o glacê real da seguinte forma: fazer uma primeira camada de glacê, cobrindo todo o bolo. Deixar secar. Fazer nova receita (1/2 porção) e confeitar com bico. Quando o quindim estiver frio, virar no miolo da flor. Salpicar açúcar colorido (verde) na bandeja, entre as pétalas. Voilá!

Para finalizar não podia deixar de agradecer ao carinho e dedicação de todos que me ajudaram a  fazer esta festinha à distância, principalmente à minha mãe querida e amada, que tanto me inspira. A maioria das receitas deste post são dela. Boa festa!!!!!!