Encontro Gourmet: celebração à boa comida e a blogs muito especiais!

Eg eu e Val

 

 No dia 20 de setembro, eu e Valéria Rúbio fizemos parte do maior encontro de blogueiros de gastronomia do Brasil: o III Encontro Gourmet.

Foi uma experiência pra lá de especial que gostaria de dividir com todos.

Antes de mais nada, a organização foi primorosa. Você podia perceber cuidado em cada detalhe, desde a recepção até os minutos finais. Registro aqui o meu muito obrigada à Sandra Reis (do blog Caldeirão da Bruxa Solar), Dani Abolin (do Blog CineBistrot) e Cecília Padilha (do blog Yes We Cook)

Encontro Gourmet 3

Eu fiquei arrasada porque tive que ir embora mais cedo pois minha filhota estava doente. Mas acompanhei tudo online – vantagens de estar com uma turma super plugada! – só não deu para receber o prêmio que fui sorteada…snif, mas c”est la vie!

O evento pela primeira vez aconteceu na Escola de Gastronomia da Estácio, em São Paulo. Mas parecia que o evento havia nascido para acontecer ali. As salas/cozinhas eram excelentes! E as oficinas, de arrasar… Fiquei com pena de não poder participar de todas.

Quem já viveu a rotina de organizar eventos sabe que para viabilizar um evento deste porte só foi possível graças também ao apoio de várias empresas que acreditam no profissionalismo e dedicação deste blogueiros.

Por isso, gostaria de abrir uma exceção aqui e dividir com vocês quais foram as empresas patrocinadoras do evento, que, levou seus lançamentos, nos presenteou algumas de suas delícias e trouxe profissionais para as ofinicas que nos ajudaram a aprimorar mais nossos conhecimentos e interesse pelo tema.

Ao longo deste post, vou citar alguns destaques para o nosso blog. Gostaria de deixar a homenagem e agradecimento à todas, que estão listadas aqui.  

Mas vamos deixar de conversa fiada e vamos ao que interessa: dividir com vocês um pouco sobre algumas das oficinas que fizemos e dos stands que visitamos.

Já na chegada fomos recebidos com um café da manhã delicioso. O destaque especial do Memórias ficou para os potinhoes de Melão Rei, aqueles da redinha e mais que docinhos. Afinal, uma boa frutinha era muito importante para começar o dia que prometia muita comida gostosa.

EG Banqueteria NacionalAo subirmos para a parte das oficinas, fomos “recebidos” por uma mesa maravilhosa da  “Banqueteria Nacional”.  Eles serviram algo super fácil de ser replicado em casa e extremamente saboroso. Foi uma Terrine de cream cheese e geléia de jabuticaba, salpicado com xerém de Castanhas do Pará,  rodeada por chips de caqui, banana e batata doce. Excepcional! O melhor petisco do evento. Já me deu água na boca, só de escrever.

DICA MÉMORIAS: Experimente fazer na sua casa, utilize 3 potinhos de cream cheese e a geléia de sua preferência. Em um bowl, forrado com papel filme suficiente para cobrí-lo, coloque o primeiro pote de cream cheese na primeira camada. Adicione outra camada generosa de geléia, e repita o processo até finalizar com uma última camada de cream cheese. Feche com o papel filme e leve à geladeiras por 3 horas. desenforme e sirva com os chips de sua preferência. Hoje em dia há várias opções de tubérculos desidratados nas zonas cerealistas das cidades. Experimente!

Por sinal, a chef Dani Padalino, resposável pela Banqueteria Nacional deu um show em sua oficina: Cozinhando às cegas. Uma super experiência, que vale a pena experimentar.

O stand dos famosos queijos do reino, Queijos Palmyra (ou Borboleta – ambos da mesma empresa)  remeteram-me à minha infância. Este era o queijo preferido da minha avó. Era presença online casino constante em sua casa. Este stand reativou muitas das minhas mémorias gastronômicas, literalmente…. Fiquei matutando receitas deliciosas para experimentar com ele… huuummm. Em breve, posto aqui. Não acreditei quando vi umalatinha dele entre meus brindes! Uhu!!!!

DICA MEMÓRIAS: Substitua o queijo prato ou muçarela de suas receitas por esta delícia. Você terá um toque a mais de sabor e cor!

O stand da Revista Casa e Comida estava super charmosa em clima de picnic, com um suspiro de pistache delicioso. Neste espaço, pudemos ver as novidades de outras empresas, como a Forno de Minas, Café Iguaçu, Camil, entre outros. E ainda pudemos nos refrescar com drinks não alcólicos, feitos com o chá FeelGood. Impressionante como temos possibilidades infinitas de drinks não alcólicos. Estavam bem saborosos. E fiquei empolgada em fazê-los na próxima tarde com a criançada.

Ainda tivemos outras delícias expostas, como vários queijos da Allfood. Todos especialmente ma-ara-vi-lho-sos! Mas aquele com nozes ganhou meu coração.

Drink de tomates cereja defumado do Class BarOutro destaque, na parte de bebidas, eram os drinks do Class Bar. ANIMAIS! Lindos e super saborosos. O stand parecia uma mesa de alquimia. Show na apresentação, desde o menu em tablets, passando pelo preparo e culminando no sabor! Deu vontade de fazer uma mega festa, só para chamá-los!

Na parte de doces,  o stand do Madame Formiga estava dando um show! Com seus tachos de brigadeiros. Eles arrasaram ainda mais no presentinho: um bolo no potinho divino!

DICA MEMÓRIAS: Se você não tem o Madame Formiga para sua festa, você pode fazer seus próprios bolos no potinho, mesclando pedacinhos de bolo e brigadeiro, alternando as camadas até completar o pote.

Ainda na parte dos doces, o Nake Cake da querida blogueira e amiga, Mari, do Delicious by Mari, estava de arrasar!

Na linha mais saudável, a confeitaria vegana Miriam dos Bolos mostrou a que veio, cheia de opções saudáveis e saborsas. E a Ariana com a sua A Casa Encantada, trazendo muita coisa saudável para o mercado de SP.

EG Cuisine du marcheA primeira oficina foi a Cuisine du Marche, ministrada pelo coordenador geral da gastronomia da Estácio, David Mansaud, foi uma delícia. Preparamos uma receita deliciosa e super leve, enaltecendo o frescor dos ingredientes frescos.

O destaque deste oficina, foi lembrar da importância de valorizar o sabor e frescor de cada ingrediente para que o resultado final surpreenda. É sempre bom lembrar que podemos fazer pratos incríveis com ingredientes simples.

DICA do Chef: Para realçar a cor e o sabor de cada ingrediente, trabalhe com fogo baixo, azeite para o início do refogado e, na sequência, acrescente bem aos pouquinhos, caldo de frango caseiro, fazendo uma deglaçagem. Assim, a gordura natural do caldo de frango, realça a cor dos legumes e dá um sabor especial.

 

EG Quinoa com legumes e pera

 

 

 

 

Ele preparou uma quinoa orgânica (sim, o sabor é diferente. é um pouco mais amarga) cozida al dente. Com legumes, deglaçados (processo que expliquei acima), peras picadinhas, temperados com sal, azeite, ervas frescas e limão. Sobre foram colocadas lâminas de beterraba, abóbora menina, nabo, aspargos e bulbo de erva doce. Acompanhando uma salada de alface orgânico.

De-li-ci-o-so!

 

 

EG3 Degustação Baden Baden

 

 

Depois tivemos que participar da harmonização da Baden Baden. Por sinal, eles arrasaram em seu stand. 
Impossível ficar longe deles por muito tempo… rsrsrs… Toda hora, eu ia visitá-los. A Baden de Trigo com toque de laranja e coentro foi a minha preferida (tive que degustá-la por algumas vezes para ter certeza disso \o/), mas a edição de 15 anos também merece destaque!

 

Adorei descobrir um espaço que eles criaram no seu site para você identificar a cerveja que mais harmoniza com seu prato, chama-se Experiência Gourmet. Mas nada de tabelinha trivial. Vc pode cadastrar os ingredientes utilizados, com suas intensidades e obter o resultado que melhor se adequa ao seu prato! Show de bola!E a oficina foi a oportunidade perfeira para harmonizar alguns pratos com cada tipo de cerveja e brindar o evento e os amigos! Bom demais da conta! Que venha o EG 4! Cheers!!!!

EG Baden Baden harmonizacao