Enrolando…

RocambolePreciso confessar uma coisa: ando super nostálgica ultimamente. Vasculhando livros, cadernos, memórias para regatar receitas que me trazem aquele gostinho de casa da vó, de família, de conforto.

Nestas buscas, deparei-me com uma receitinha de rocambole que minha tia aprendeu no interior de Minas e  incorporou como da família e, hoje, segue fazendo na Bahia. Super fácil de fazer e deliciosa! Não acreditei que dava certo, mas ficou sensacional. Ótimo para aquele dia de preguiça. Experimente!

Rocambole Fácil da Tia Bete


– 5 ovos

– 3/4 de xíc. de açucar refinado

– 3/4 de xíc. de farinha de trigo

– 1 col. café de baunilha

– 2 latas de leite condensado

– manteiga para untar

Modo de preparo:

Coloque os ovos inteiros na batedeira e acrescente o acúcar e a baunilha.  Ligue a batedeira e deixe dobrar o volume. 

Enquanto isso, unte muito bem uma  forma com bastante manteiga sem sal e cubra toda a forma com o leite condensado. Reservar. 

A seguir, coloque a farinha de trigo na batedeira.  Não deixar bater muito, apenas para  misturar.   Colocar a massa batida sobre o leite condensado cuidadosamente. Asse em forno moderado (180 graus) já pré-aquecido por volta de 40 minutos ou até dourar levemente o pão-de-ló.  Deixe esfriar e, sobre um papel manteiga, polvilhe açúcar refinado e vire a forma já assada e fria.   Enrole e decore à gosto.

Rocambole de doce de leite

Nota: Se vc quiser, pode antes de enrolar colocar morangos (ou outra fruta de sua preferência)  picados sobre o doce de leite condensado e enrolar em seguida. Caso queira fazer recheio de chocolate, acrescentar 2 colheres de sopa de chocolate em pó ao leite condensado.