Já estou definitivamente em SP… finally!!! Tudo super corrido, mas estou em casa, depois de 2 meses de hotel com as crianças. Sobrevivemos! : D
Estou encantada por SP, pelo menos pelo meu bairro, pelo que já conheci (ou seja quase nada…rsrsrs). Mas o legal é que cada cantinho tem algo diferente. É muito boa a sensação de descobrir a cidade.
No meio a esta correria, acabei tendo que ir à Brasília, em um bate e volta, para visitar meu irmão, que teve uma cirurgia de emergência.
Quando tudo se acalmou, resolvi cozinhar para eles que comemoravam aniversário de casamento.
Fiz algo simples, mas que adoro: Risoto de Alho-Poró com Ervilhas Frescas. Tínhamos um roastbeef e a celebração foi completa!
Muito rápido para se preparar. Experimente!
Foi uma boa oportunidade para conhecer o apartamento deles e matar a saudade. E os pilotis de Brasília, continuam nos convidando a seguir esta vida que se segue por si só!
- - 2 xícaras de arroz arbório (sem lavar para dar liga)
- - 2 colheres de manteiga
- - 2 alhos-poró cortados em fatias finas
- - 1 cebola picada miudinha
- - 200ml de vinho branco
- - 2l de caldo de legumes caseiro*
- - 200g de ervilhas frescas (pode ser a congelada, mas não use a de latinha, please!!!)
- - 200g de tomates secos fatiados finamente
- - 1 xícara de cheiro verde (salsinha e cebolinha) picados miudinhos
- - 1 colher de sopa de creme de leite fresco
- - Um bom pedaço de queijo parmesão para ralar à vontade
- 1- Aqueça ou prepare o caldo (ver em notas)
- 2- Em outra panela, coloque 1 colher de manteiga, refogue a cebola e o alho poró.
- 3- Acrescente o arroz e refogue mais um pouco. Em seguida, acrescente o vinho. Deixe secar, sempre mexendo.
- 4- A partir desta etapa, você acrescentará o caldo aos poucos (1 concha por vez), deixe secar e acrescente a outra. Mexendo sempre para não agarrar. Você fará este processo por cerca de 12 minutos ou até consumir metade do caldo.
- 5- Neste momento, acrescente a ervilha e os tomates secos, incorpore ao risoto e volte ao processo de acrescentar caldo e mexer até o arroz ficar al dente (firme).
- 6- Acrescente o cheiro verde, a salsinha, incorpore, Desligue o fogo e acrescente o creme de leite e a manteiga. Sirva imediatamente. Salpique queijo parmesão ralado sobre o seu prato! Voilá!
- Deu água na boca só de escrever...
- Basta colocar 2 cenouras, 1 cebola, salsão e ervas a seu gosto em 2,5l de água e deixar cozinhar. Vc pode acrescentar a parte escuta do alho-poró tb. Esta é uma boa base para sopas e bem mais saudável que aqueles comprados em supermercados.
- Se preferir um caldo de frango, inclua a carcaça (osso) de um peito de frango por exemplo.
Com esta receita, é só abrir o vinho e celebrar a vida!
Este prato é realmente especial. Vale experimentar. Mas se você ficou com preguiça e mora em SP. Experimente o mix que temos no Romã. Já tem todo os ingredientes no potinho. Você só precisa do vinho e da manteiga. romagourmet.com.br