Felicidade tem cheiro de Natal: receita especial para ceia – parte1

Coroa de Costela de PorcoJingle bells, Jingle bells, jingle all the way…

Eu sou simplesmente apaixonada pelo Natal. Por tudo.

Sim, é muito corrido. A gente tenta fazer mil coisas e, ao final, normalmente acaba exausto. Mas é um esgotamento deliciosamente prazeroso…

Não ache que mudei de tema, não. Estou falando da correria das celebrações, daquela vontade de demonstrar para os amigos o quanto eles fazem diferença em nossas vidas, daquele clima quente e chuvoso, daquele cheirinho delicioso das especiarias e das comidas!

Áh! As comidas… isso é um caso a parte.

Lá em casa, sempre tem aqueles pratos tracionais e alguma inovação, que se faz sucesso, entra no cardápio do ano seguinte. Mas você acha que sai alguma coisa do cardápio??? Nada! Ou seja, só aumenta a comilança!

Se você faz parte da turma que adora cozinhar no Natal, nesta semana, teremos 3 receitas especiais para tornar sua ceia ainda mais deliciosa. Vamos à primeira:

Um dos pratos que fiz há alguns anos e que faz sucesso tanto para o Natal como para a ceia do Ano-Novo é a Coroa de Costela de Porco. É prática (tem muito ingrediente, mas é fácil de fazer), saborosíssima e ainda enfeita a mesa!

Receita de Coroa de Costela de Porco com crosta de castanhas e ervas

– 1 peça de costela de porco com o lombo (normalmente pedimos ao açougueiro uma coroa de costela com lombo) com cerca de 4 – 5kg. O segredo está nesta peça. Se você tem um açougueiro de confiança e que já faça o tempero, pode pedir à ele que a peça já venha temperada.

Para a vinha d’alhos (tempero):

– 1 garrafa de vinho branco seco de sua preferência

– 1 cabeça de alho (cerca de 8 -10 dentes), descascado e amassado ou picado

– pimenta do reino e sal a gosto (para referência, utilizo 1/2 colher de sopa de sal/kg de carne… tem pessoas que chegam a 1 colher/kg)

-1 colher de chá de cominho

– 1 anis estrelado

– 2 a 3 zimbros

– folhas de salsão

– 1 ramo de alecrim

– 1 folha de louro

– folhas de alho poró

– 1 cebola triturada ou picada miudinha

– raspa de 1 limão

Para a crosta:

– 100g de xerém de castanha de cajú (é aquela triturada grosseiramente)

– 4 pães franceses triturados grosseiramente

– 1 dente de alho picado miudinho

– 1 colher de sopa de ervas finas (herbes de provance) secas.

– cerca de 3 colheres de sopa de azeite (o suficiente para unir a mistura)

– sal e pimenta do reino a gosto

Materiais e Utensílios: papel alumínio, barbante (ou elástico próprio para assados) e tabuleiro para assar.

 

Modo de preparo:

1- Antes de mais nada verifique, se possui tabuleiro e papel alumínio para o preparo e se a grade do forno está na altura adequada para colocar a peça.

2- Se você não comprou a carne já temperada, 1 dia antes de assá-la, faça a vinha d’alhos, misturando todos os ingredientes listados, e coloque a carne para pegar o tempero. Esta mistura de carne e temperos deverá ficar na geladeira até a hora de assar. Portanto, você pode acondicioná-la em um saco plástico resistente ou em uma vasilha fechada.

3- Outra observação sobre a carne: se você comprou apenas a costela com o lombo sem que ela esteja preparada para formar a coroa, corte entre os ossos da costela, retirando a carne entre elas, deixando o ossinho solto em cima. Faça cortes leves e superficiais no lombo na direção dos vãos da costela. Tudo isso, para que você possa fechar um círculo, formando a coroa. Lembro que você pode pedir isso ao seu açougueiro.

NO DIA: 

4- Pré-aqueça o forno em 220 graus.

5- Forre o tabuleiro com papel alumínio em quantidade suficiente que você consiga fechá-lo depois que colocar a carne. Unte com um pouco de óleo acondicione a carne, unindo as pontas para formar a coroa. Amarre-a com um barbante. Enrole um pedacinho de papel alumínio em cada ossinho da costela para não queimar. Despeje duas conhas da vinha d’alhos e feche o papel alumínio por toda a carne.

6- Asse em forno pré-aquecido por cerca de 3h30min. Deixe assar as primeiras 2h, sem abrir. Depois, a cada 30 min, abra e regue com mais um pouco da vinha d’alhos, feche e volte para o forno. Quando completar 3h30, passe para a próxima etapa:

7- Enquanto assa, misture todos os ingredientes da crosta e reserve.

8- Após 3h30 de carne ao forno, abra o papel alumínio, coloque a mistura para crosta em volta do lombo, pressionando levemente para grudar e cobrindo toda a carne. Volte a carne, sem fechar o papel alumínio por mais cerca de 1 hora ou até ficar dourado.

Para acompanhar, você pode fazer legumes salteados, purê de maçã, chutney de manga ou geléia de abacaxi com pimenta.

Boas festas!