Folia de reis!!! Prometo ser a última das próximas semanas….

FELIZ ANO NOVO!!!!! Espero que tenham tido celebrações maravilhosas, cercada de amigos, boa conversa, boa bebida e, é claro, comidinnhas sensacionais! Vocês fizeram a lentilha da Patrícia? Eu fiz. Sucesso total!

Bem, sei que é a primeira promessa que não cumpro (desta vez bati o recorde – 6 dias foi o que durou…), mas foi por uma ótima causa. Hoje, dia de Reis, acabo de receber a visita especial de 2 amigos que amo e de sua filha amada. Fala que não merecem uma super recepção?

Por isso, resolvi fazer um bolo de reis. Mas a primeira dúvida surgiu: faço a versão luso-brasileira ou a versão francesa. As duas deliciosas, mas completamente diferentes. Na verdade um bolo e o outro uma torta.

Resolvi fugir um pouco das frutas secas e partir para a versão francesa: Galette des Rois.

A brincadeira nas duas é bem parecida. Basta esconder uma fava ou qualquer outro item que possa ser descoberto (sem nenhum acidente, please) no meio da torta. E quem comer o pedaço premiado será o rei do dia.

Só que, siceramente, esta torta vale a pena ser feita em qualquer dia do ano! E é super fácil!

 

Gallette des Rois (Torta de Reis)
Print
Ingredients
  1. - 3 discos de 25 cm de massa folhada (como estava na correria, usei massa pronta)
  2. - 200g de manteiga
  3. - 200g de açúcar
  4. - 200g de farinha de amêndoas
  5. - 4 ovos
Instructions
  1. Em uma batedeira, bater a manteiga até ficar em forma de pasta. Com a batedeira ligada, acrescentar aos poucos o açúcar, farinha e ovos. Levar à geladeira enquanto corta os discos de massa.
  2. Em uma forma de 25 cm, untada, colocar a primeira massa, a metade do recheio, com cuidado para não espalhá-lo até a borda (deixar 1 cm). Seguir com novo disco de massa, mais recheio e último disco. Fechar as bordas como um pastel (grudando-as com um pouco de água com maizena ou manteiga ou mesmo água) e fazer pequenhas ranhuras com o lado sem corte de uma faca sobre o disco, para enfeitar. Use a criatividade: flores, estrela, arabescos. Mas cuidado para não furar!
  3. Levar ao forno pré-aquecido à 180 graus por cerca de 35 minutos ou até dourar.
  4. Deixar esfriar e se acabar nesta folia de Reis!
Notes
  1. PS: Faça uma coroa e coloque sobre a torta para a brincadeira ser completa. O Rei tem que usá-la é claro... A minha ficou bem feia e por isso não deu o ar da graça aqui.
  2. PS2: Nem preciso dizer que fiz a simpatia da romã...
Memórias Gastronômicas http://memoriasgastronomicas.com.br/