Hamburger vegano, mas com muita proteína vegetal!

Ainda não decidi se vou temer 2015, amá-lo ou simplesmente passar por ele. Todas as previsões são desastrosas. É falta de água, aumento de impostos, cheiro de recessão, vixe! Pé de pato bangalô três vezes toc, toc, toc! 

Enquanto eu decido sobre meus sentimentos a respeito de 2015, vou cozinhando que é melhor! Acho que já contei pra vocês que faço meu próprio mix de grãos. Quando vou à zona cerealista em sampa,  compro 200g de aveia em grãos, 200g de trigo em grãos, 200g de centeio em grãos, 200 g de cevada em grãos misturo bem e pronto! Fica bem mais barato que os industrializados e é exclusivo rs! 

Esta semana vi aparecer um caruncho desavisado e resolvi cozinhar meu mix, antes que os carunchos tomassem conta dele! E o que fazer? Congelar em porções, claro! E daí, me lembrei que fazia um tempão que queria fazer um hambúrguer vegetariano. 

E como tinha tofu na geladeira, a receita é vegana! E a boca do casal continua fechada, por isso bastou uma salada pra acompanhar e a barriga ficou cheia e cheia de satisfação rs! Ficou bom hein?!

Pra esta receita é bom ter um processador porque tudo pode ser feito em pouco mais de 15 minutos. 

De vez em quando é bom dar um tempo na carne e com esta receita vai ser mais fácil convencer a família. Bom apetite!

Até a próxima!

Hambúrger Vegano
Print
Ingredients
  1. 2 xícaras de mix de grãos bem cozidos
  2. 1 abobrinha orgânica
  3. 1/2 pimentão verde orgânico
  4. 1/4 de xícara de tofu orgânico firme
  5. 1/4 de xícara de castanha de caju
  6. 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
  7. 1 colher de chá de pimenta branca moída
  8. um raminho de alecrim
  9. 1 colher de chá rasa de cominho
  10. Uma pitada de páprica doce
  11. 1 colher de chá sal com aipo ( se não tiver pode ser o marinho)
Instructions
  1. Processe primeiro a castanha de caju, depois a abobrinha, depois o pimentão e por último todos os ingredientes. Se usar liquidificador, triture os ingredientes separadamente na função pulsar e depois misture bem todos eles a mão. Em uma assadeira bem untada com azeite de oliva extra virgem, mesmo se for de teflon, coloque a massa às colheradas formando os hambúrgueres. Asse em forno pré aquecido 240º. Vire com cuidado após 15 minutos, pois a massa não tem uma liga firme. Asse o outro lado por mais 5 minutos e estará pronto.
Notes
  1. A liga do hambúrguer mudará conforme o mix que usar, mas com cuidado tudo dá certo! Não tente fazer na frigideira, esta receita não funciona direto no fogo!
  2. Se não tiver exatamente estes temperos, use os que tiver na dispensa!
Memórias Gastronômicas http://memoriasgastronomicas.com.br/