Ho, ho, ho…o ano acabou!

Mini cake de iogurte com frutas vermelhas - Cupcake Resisti muito para assumir isso, mas de fato, não tem mais como: falta um pouco mais de 1 mês para o fim de ano! Nem acredito! Já começo a ver as pessoas preparando decoração, falando de planos para o o próximo ano e eu aqui pensando em obra, limpeza, mudança… Putz! Estou super atrasada… Ai meu Deus!!!!

Bem, para começar a entrar no clima natalino, resolvi enfiar o pé-na-jaca na categoria guloseimas.  Fiz para o lanche do fim de semana a receita de uns mini bolos de iogurte com frutas vermelhas… Bem, se for pelos ingredientes, até que ainda estou light! E a cobertura, um merengue italiano, realmente não é necessária, mas é deliciosa… Com ou sem cobertura, o fato é que este bolinho, acompanha perfeitamente um cafezinho… hummmm

Fiz a receita sem muita pretenção, para testar mesmo, mas já de cara ficaram deliciosos e fizeram o maior sucesso! Na hora que vi, já tinham acabado!

mini bolo de iogurte e frutas vermelhas - Cupcake preparoMini bolo de iogurte e frutas vermelhas - CupcakeReceita de Mini Bolo de Iogurte com Frutas Vermelhas

– 2 xíc de farinha de trigo

– 1  1/2 xíc. de açúcar

– 1 col. sopa de fermento

– 1 copo de iogurte natural(170ml)

– a mesma medida (copo iogurte) de óleo

– 3 ovos

– 1 colher sopa de delipaste de Mirtilo (você acha em lojas especializadas em confeitaria / sorvetes e serve para dar um gostinho e para dar a cor rosada na massa,  mas pode substituí-lo por 4 morangos)

– 50g de framboesa ou amora

– 50g de blueberry

Modo de preparo: 

Limpar e secar as frutas. Reservar. Bater os ovos, o iogurte e o óleo no liquidificador. Misturar os ingredientes secos (exceto frutas) numa vasilha a parte. Juntar tudo nessa vasilha. Misturar até ter bolhas estourando na massa. Colocar numa forma (ou em várias forminhas) untada com manteiga e farinha de trigo, preenchendo cerca de 2/3 da forma. Distribuir as frutas sobre a massa e levar para assar em forno pré-aquecido a 180 graus.

Cobertura (opcional): merengue italiano

– 3 claras

– 150g de acúcar

– 50g de água

– 10 gotinhas de limão (a receita tradicional, não leva limão, mas eu adoro o azedinho) 

– 1 col. sopa de delipaste de Mirtilo

– 18 cerejas em calda.

Modo de preparo:

Bater as claras em neve com as gotinhas de limão. Reservar. Separadamente, fazer uma calda com o açúcar e a água. Deixar chegar a 180 graus (ou fazer um ponto de fio grosso). Com a batedeira ligada, acrescentar a calda ainda quente e deixar bater até esfriar. Cobrir o bolo imediatamente. Se você resistir, pode comer até nos dois dias seguintes que ainda está fresco. Mas foi difícil fazer o teste… tive que fazer uma segunda receita e esconder…

Ah! Esta receita, rende umas 18 forminhas de cupcake tradicional.