“La dolce vita” – um brinde à Itália!

LimoncelloNestes últimos dias, aproveitando o frio, resolvi entrar no clima “La dolce vita”. Acendi a lareira, abri um vinho e comecei a cozinhar. Como tinha alguns limões sicilianos, resolvi fazer uma receita que aprendi há muitpo tempo com a melhor amiga da mamãe, D. Emília, uma italiana queridíssima que é parte da nossa família. E como empolgação pouca é bobagem,  fiz dois tipos: o Limoncello Tradicional e o Creme de Limoncello.

Receita de Limoncello Tradicional

– 600ml de álcool de cereais

– 6 limões sicilianos grandes

– 1 kg de açúcar 

– 500ml de água

 Equipamento necessário: vidro com tampa bem vedada e 2 garrafas com tampa, esterelizados ou fervidos por 8 minutos.

Modo de Preparo:

Parte 1: Descascar os limões, retirando apenas a parte amarela da casca com um descascador de legumes (isso porque a parte branca dá gosto amargo na bebida). Colocar estas cascas em um recipiente de vidro. Acrescentar o álcool de cereais, fechar o recipiente e guardá-lo por uma semana em um lugar escuro (dentro de um armário), agitando-o uma vez por dia, para misturar o conteúdo.

Parte 2: Depois de uma semana, fazer uma calda em ponto de fio com a água e açúcar. Deixar amornar. Coar o líquido que estava macerando com o limão e misturar a calda a este líquido. Transferir esta mistura para garrafas limpas (esterelizadas ou fervidas em panela com água), fechar e levar à geladeira por uma semana. Após este período, está pronto para consumo.

Receita de Creme de Limoncello

– 500ml de álcool de cereais

– 500ml de creme de leite fresco

– 500ml de leite integral

– 8 limões sicilianos

– 1 fava de baunilha

– 1 kg de açúcar 

 Equipamento necessário: vidro com tampa bem vedada e 2 garrafas com tampa, esterelizados ou fervidos por 8 minutos.

Modo de Preparo:

Parte 1: idem receita anterior.

Parte 2: Depois de uma semana, levar o creme de leite, leite, o açúcar e a fava de baunilha ao fogo. Quando levantar a fervura, desligar e reservar. Coar o líquido que estava macerando com o limão e misturar o creme ao líquido. Transferí-lo para garrafas limpas (esterelizadas ou fervidas em panela com água), fechar e levar à geladeira por uma semana. Após este período está pronto para consumo.