Love me, Tender… O Natal está chegando e o Tender voltou. Oba!

Tender classico natalEu também sou da turma que ama Natal! Desde criancinha. Gosto do clima festivo, gosto do clima (aquele calor chuvoso…), gosto dos ingredientes que voltam a ficar disponíveis nos mercados, enfim… gosto de tudo um pouco. Uma das opções que dá as caras é o Tender. Gostaria de começar uma campanha para que ele fique para sempre! #euamotender

Acho uma opção super prática que pode funcionar como petisco, prato principal, recheio de sanduíche, parte de uma salada… um coringa de fato. É prático mesmo. Até quem não sabe cozinhar, pode arriscar-se!

Assim que apareceu no supermercado, lá fui eu atacá-lo!

Como acompanhamento fiz um chutney de manga, que amo (já, já posto a receita e algumas ideias). Mas pode comprar já pronto.

Para o tender, fiz a receita mais tradicional. Acredito que é importante respeitar os clássicos. Claro que gosto de inventar (inclusive com o tender), mas tem tradição que nem precisa. É bom e ponto.

Neste dia, comemos, acompanhado por uma salada verde. Mas, para o Natal, vale caprichar na salada, fazer um couscous, por exemplo aquela receita que a Val postou aqui, ou arroz especial… mas fique tranquilo, ao longo deste mês daremos algumas dicas para você dar um show nas festas de final de ano!

Um brinde!

Receita Clássica de Tender com molho de tangerina
Print
Ingredients
  1. - 1 tender bolinha (em torno de 1 – 1,2kg)
  2. - suco de 2 tangerinas
  3. - cravos, o quanto baste
  4. - 2 colheres de sopa de mel
  5. Utensílio que facilita a vida: saco próprio para assar (dá para fazer sem, mas suja menos)
Instructions
  1. 1- Fazer cortes leves cortes na horizontal e vertical do tender, apenas para marcar e, em cada cruzamento, colocar um cravo. Passar o mel sobre a superfície do tender e colocar no saco para assar.
  2. 2- Dentro do saco, colocar o suco de tangerina e fechar, deixando um furinho para passar o vapor.
  3. 3- Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus e assar por cerca de 40 minutos.
  4. 4- Está pronto! O suco de laranja vira um delicioso molho de acompanhamento. Confira se está muito líquido. Em caso positivo, colocar em uma panela para reduzir um pouco e engrossar o molho. Não utilizo espessantes como farinha de trigo ou amido de milho, mas pode ser uma opção.
  5. Sirva com o acompanhamento que preferir.
  6. Boas Festas!
Memórias Gastronômicas http://memoriasgastronomicas.com.br/