Nós também temos ghee!

Este é um post a quatro mãos! Essa foto linda foi feita pela Letícia! Fazer o ghee foi uma questão de honra pra nós rsrs!

O ghee é uma manteiga purificada ( como dizem os adeptos da a ayurveda ) que nada mais é que a manteiga sem caseína – proteína do leite. Descobri, estudando para este post, que a manteiga já tem uma quantidade insignificante de lactose.

 Todo mundo conhece alguém com intolerância a lactose/caseína! Minha irmã descobriu depois de muito sofrimento! Então, começou uma vida nova, uma vida sem leite e seus derivados. No caso da Viviane que tomava leite de manhã, comia queijo à tarde e iogurte à noite ( não necessariamente nesta ordem) não foi fácil não! Mas, dá pra viver sem lactose e caseína! E com prazer!

É necessário mudar hábitos! E ter algo pra substituir o que é proibido é um alento! Você pode substituir  qualquer gordura pelo ghee.  A culinária indiana e ayurveda usam muito. Dito “ouro do leite”,  ele é nutritivo (calórico), antioxidante (rejuvenescedor), elimina toxinas,  é levemente laxativo, emoliente e antiácido, porém, contra-indicado em caso de colesterol . Tem um sabor maravilhoso e é um ótimo óleo para cozinhar. Além de seu aroma refinado e sabor delicado, tem alto nível de resistência ao calor e não queima facilmente.  

Além de poder usá-lo no café da manhã, o grande drama de quem deve deixar os derivados do leite, com ele podemos saltear os legumes, usar em bolos, tortas que ganharão um sabor muito especial.

Se você não tem colesterol alto e intolerância alguma como eu , experimente, substitua as gorduras das receitas pelo ghee, você vai se surpreender! Na semana que vem darei uma receita de  de creme de brócolis delicioso, vá preparando o seu ghee! Beijo e até a próxima!

Ghee
Print
Ingredients
  1. 200 g de manteiga sem sal sem conservantes e aditivos
Instructions
  1. Coloque a manteiga na panela, de preferência, de vidro. Em fogo baixo, depois de derretida, começará a levantar uma espuma que deve ser delicadamente retirada. Um óleo translucido se separará de um camada branca ( a caseína e outras substâncias). Com muita paciência, retire as colheradas esse óleo e coe em filtro de papel, evitando a parte branca, pois ela passará pelo coador! Assim que o óleo estiver devidamente separado, acondicione em um vidro pré-higienizado. O óleo condensará e formará uma pasta amarelinha ( como na foto). Pode ser guardado fora da geladeira, mas eu guardo nela rs.
Notes
  1. É fácil de fazer, mas exige paciência. Existem marcas de manteiga sem conservantes e aditivos, fique de olho no rótulo. Se puder, use manteiga caseira, muito melhor!
Memórias Gastronômicas http://memoriasgastronomicas.com.br/