O primeiro ano do resto de minha vida!

Acredite se quiser: já faz 1 ano que pisei de volta em terras brasileiras! Como o tempo passa rápido. Nesses 365 dias muita coisa aconteceu. Casa nova, muitos reencontros, alguns trabalhos e muita alegria.

O resultado foi bem positivo. Não posso reclamar do primeiro ano do resto de minha vida! Seria muito bom se todos fossem assim. Se ele tivesse acabado no dia 21/12 teria tido um final feliz! E quase nos 45 do segundo tempo recebi uma notícia muito boa. Fui chamada para fazer um trabalho delicioso o qual está colocando um baita sorriso todas as manhãs em meu rosto! Como é bom a gente fazer o que se gosta. Tenho trabalhado muito e ainda assim, ao final de cada dia, aquele sorrisão ainda está estampado. Um pouco mais cambaleante, mas está lá.

 

Por conta desse novo projeto tenho estudado, pesquisado e revendo muitas das receitas que já fiz. Me deparei com a deliciosa receita de confit de tomate que postei aqui e nunca mais tinha feito. Vale muito a pena.

E nesse embalo e motivada pelas centenas de vidrinhos que acumulei nos últimos meses para reciclar de alguma maneira resolvi preparar esta deliciosa marmelada de cebola que fica divina no pão, na carne, como recheio de quiche com queijo de cabra, com queijos maturados… Eu particularmente adoro estas cebolas no meu hamburguer! hummmm… Enfim, uma receita fácil, versátil e tão rápida como o passar dos anos!

Nada melhor para uma segunda feira preguiçosa!

 

Marmelada de Cebola Roxa (Rende 2 vidros como o da foto) 

1/4 de xícara de azeite de oliva

1,5 kg de cebola roxa fatiadas finamente

1/2 colher de chá de pimenta vermelha em flocos

1/2 colher de sopa de tomilho, somente as folhinhas

1 xícara de açucar mascavo (aperte bem na xícara para medir)

3/4 de xícara de vinagre de maçã

1/2 xícara de jerez seco (pode ser substituído por vinho do Porto, Madeira ou Marsala)

1 colher de sopa de gengibre fresco ralado

1/2 xícara de uvas passas brancas

Sal e pimenta do reino a gosto

 

Aqueça o azeite em uma panela grande em fogo médio. Acrescente as cebolas fatiadas, a pimenta e o tomilho. Mexa até a cebola começar a soltar água. Tampe e deixe cozinhando por uns 15 minutos, mexendo ocasionalmente. Após esse tempo a cebola estará tenra e começando a caramelizar.

Acrescente o açucar mascavo, o vinagre, o jerez e o gengibre. Deixe cozinhar sem a tampa até que a cebola esteja bem macia e a mistura começando a engrossar como uma marmelada. Isso deve durar uns 20 minutos.

Acrescente as uvas passas, abaixe o fogo para o mínimo e cozinhe por mais 20 minutos. Caso seja necessário coloque um pouco de água para a marmelada não queimar.

Acerte o sal e a pimenta. Coloque em frascos de vidros esterelizados. Use em até 3 semanas.