Pão de cebola e uma centrífuga!

 

Estou em relacionamento sério com a minha centrífuga rsrs! Esse era aquele eletrodoméstico comprado e depois abandonado, afinal eram  muitas peças e  se você usa, e demora pra lavar é um suplício, além do mais, tira todas as fibras do suco. Pois é,  ele andava abandonado e eu atrás de novidades. Então nesta onda de sucos detox, retomei o seu uso diário. E, então num surto criativo rsrs cheguei a esta receita, deliciosa, nutritiva e simples. 

O mais legal que esta receita é base, você pode trocar a cebola por beterraba, cenoura até couve! E as cores e os nutrientes vão mudando e os sabores mais ainda! E mais importante você usa tudo, pode e deve colocar as folhas também! Pode até  acrescentar aveia, linhaça e até nozes  (antes de colocar a farinha branca) huuum!

Pão é terapia, se estiver com raiva, bota na hora de sovar rs! Quando a gente faz um, fica viciada no sabor, sem contar o inúmeros benefícios nutricionais! Se puder, use o máximo de ingredientes orgânicos.

É isso, tire a sua centrífuga do armário e divirta-se! Beijos e até a próxima!

Pão de Cebola
Print
Ingredients
  1. 1 cebola grande
  2. 1 xícara de água
  3. 1 tablete de fermento biológico fresco
  4. 1 colher de sobremesa de açúcar demerara orgânico ( se não tiver pode ser agave ou stévia ou açúcar mascavo).
  5. 4 colheres de sopa de azeite extra virgem
  6. 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo integral
  7. 1 xícara de farinha branca ( poderá ser mais)
  8. 1 colher de chá de sal
Instructions
  1. Descascar a cebola e colocá-la na centrífuga. Reservar o suco e toda cebola moída e desidratada. Pegar o suco da cebola e completar com a água até 1 e 1/2 xícara de líquido ( pode ser mais ou menos de 1 xícara de água, depende da quantidade do suco da cebola). Levar ao fogo para aquecer até ficar morna. Esmigalhe o fermento, acrescente o açúcar e o líquido, misture bem e deixe reagir por mais ou menos 5 minutos. Quando o fermento reagir ( borbulha e cresce) acrescente o azeite. Misture bem. Acrescente a farinha integral e a cebola esmagadinha misture bem ( pode levar a cebola ao fogo antes, para dar uma tostadinha fica muito bom, também). Acrescente o sal e comece a acrescentar a farinha branca ( pode ser mais ou menos depende da marca, do tempo, enfim esta quantidade é variável) e vá trabalhando a massa até soltar bem das mãos. Sove e coloque em uma assadeira de pão de 35 cm ( se não tiver, divida em duas) e deixe descansar por 20 minutos ou até dobrar de tamanho. Agora no inverno, um truque para ajudar a massa a crescer, ascenda o forno e deixe esquentar um pouco, desligue e coloque a massa para crescer, vc vai se surpreender. Asse em forno 180º por 40 minutos.
Notes
  1. Congele o pão em pedaços e vá descongelando na medida do consumo, assim você poderá comê-lo sempre fresquinho. Ah, você pode substituir a cebola por cenoura, beterraba, salsinha, cebolinha, nossa o céu é o limite rsrs!
Memórias Gastronômicas http://memoriasgastronomicas.com.br/