Para refrescar o verão e divertir a garotada – picolé saudável e lindo!

picolé de frutas e iogurteAs férias estão chegando ao fim! É chegada a hora da criançada se despedir da praia, da casa dos avós, da colônia de férias.

Sei que fica tudo meio confuso, mas adoro estar perto da minha pestinha, inventando moda com ela… Mas uma pergunta é inevitável durante esta época: o que fazer com aquela energia toda???

Uma das coisas que adoro fazer com a minha pequena é cozinhar. Ela fica super concentrada e capricha em cada detalhe… orgulho da mãe mesmo!

A única dificuldade é controlar a ansiedade dela em querer provar sua obra! Até fotografei para provar que a baixinha não sossegou até provar um.

Por isso, lanço mão de receitas práticas e saudáveis e que conquistem pelo paladar. Vejam como é fácil!

Picolé de iogurte com frutas – fiz 3 versões, veja a que mais te apetece…

– 170g de iogurte natural integral – na verdade eu fiz o iogurte, mas vocë pode pegar aquele de potinho mesmo…

– 1 colher de sopa generosa de mel (pode ser utilizado açúcar para quem não dá mel ao seu filho ainda, mas o mel dá um toque especial)

– Sabor 1: 1/2 kiwi picado em rodelas finas

– Sabor 2: 2 morangos picados em rodelas finas e uma colher de chá de açúcar mascavo ou aquela calda de frutas vermelhas que sobrou do Natal

– Sabor 3: 1 colheres de sopa de côco seco

– Forminha de picolé, copinho de plástico descartável ou saquinho de sacolé.

– Para todos utilize o palito de picolé, no caso do sacolé, será necessário um arame para amarrar a ponta.

 

Modo de Preparo:

1- Separar o soro do iogurte (pode-se deixar escorrendo em um pano por 30 min.) Mas ao abrir o potinho, escorra o soro e já agregue o mel ao iogurte. Reserve.

2- Limpe e prepare as frutas. Faça esta parte com as crianças. Assim elas já vão aprendendo a cuidar da sua frutinha. Claro que a parte do corte fica com você, né? ; ). O Kiwi, depois de cortado reserve. O morango, leve ao fogo com uma colher de chá de açúcar mascavo, apenas para murchar e soltar um pouco da água. O côco já vem pronto… rsrsrs

3- Separe o iogurte em 6 porções.

4- Para as frutas frescas: com as crianças, coloque em cada recipiente,as fatias de frutas cuidadosamente para que o picolé fique bem bonito, espalhando de uma forma que, ao desenformar fique bonita. Aparecendo as rodelas, deixando a forma inclinada. E complete com a porção de iogurte.

5- Para o côco, agregue ao iogurte e despeje na forma.

6- Para as caldas, coloque-as ao fundo em complete com o iogurte. Depois com o próprio palito do picolé, puxe fazendo movimentos desordenados para mesclar. Pode-se intercalar calda e iogurte para fazer camadas também.

7- Coloque o palito e leve ao congelador por, pelo menos 2 horas, dependendo da potência do congelador ; freezer. E no caso do copo descartável, você precisará esperar endurecer um pouco para colocar o palito ou fazer  um apoio para que não fique torto.

8- Aí, é administrar a ansiedade. Vale desenhar, andar de bicicleta com a turminha enquanto fica pronto. Assim o tempo passa mais rápido…

bastidores foto picolé

Notas: você pode fazer este soverte com outras frutas, como manga, abacaxi, banana, carambola, lichia (a em calda fica divina), calda de maracujá etc. Use a imaginação e aproveite para introduzir frutas que as crianças ainda não estão habituadas a comer… Ah! E você pode fazer versões mais adultas para oferecer para os amigos, mas deixa isso para outro post…

Nota 2: Vale também fazer só com a fruta, comece forrando a forma como descrito nesta receita e depois coloque a mesma quantidade esmagada ou processada.

Nota 3: e vc quiser uma versão para adultos, não deixe de experimentar a versão da nota 2 com um poucode cachaça ou vodka… anima qualquer festa!!!

Have fun!