Polenta e Linguiça, versão mais saudável!

Aqui onde moro, os descendentes de italianos dominam e polenta com linguiça é um dos prato que está no cardápio semanal.  Casamento de gordura com carboidrato simples, bomba calórica e sem benefícios que compensem. Mas, o pessoal adora! 

  Eu consegui fazer uma versão bem menos calórica e com muitooo mais benefícios! Aliás, eu adoro pegar clássicos e fazer versões mais saudáveis ,  sem retirar  o prazer de comê-los. Infelizmente, em muitas versões ditas “light” isto acaba não acontecendo.

  O que você acha de uma polenta mole, com um toque de curry, com molho de linguiça de frango ( não gosto de cozinhar com embutidos, mas de vez em quando , pode rs! Até porque eu tiro a capa e o máximo de gordura possível) com broto de feijão (  apresenta considerável teor de compostos fenólicos, substâncias responsáveis por ações antioxidantes benéficas à saúde) e acelga ( excelente fonte de fibras e das vitaminasA e C) ? Ficou um espetáculo!!!!!

 Por falar em espetáculo e os jogos das quartas?! Sensacionais, não? Bom, já estamos entre os quatro, sem Neymar e Thiago Silva, vai que a comoção nacional não faça até Fred jogar rsrs? Quem sabe? Só amanhã, só amanhã… E quem sabe você aproveite esta receita pra comemorar?

 Só sei que até domingo tem copa, oba! Vai Brasil!! Beijos e até a próxima!

 

Polenta com linguiça versão mais saudável
Print
Ingredients
  1. Para a Polenta
  2. 1 e 1/2 xícara de polenta instantânea italiana
  3. 1 litro de caldo de frango feito em casa
  4. 1 colher de chá de sal marinho
  5. 1 colher de chá de curry
  6. Para o molho de linguiça
  7. 3 gomos de linguiça de frango, sem pele, e com o mínimo de gordura possível
  8. 1 cebola grande picada
  9. um punhado de salsinha picada
  10. 200g de broto de feijão
  11. 1/2 acelga picada
  12. 4 colheres de sopa de aceto balsâmico
  13. 1colher de sopa de molho shoyo, de preferência sem glutamato monossódico
  14. pimenta a gosto
Instructions
  1. Inicie com o molho. Em uma panela refogue a cebola e a linguiça ( bem moída a mão e sem o mínimo de gordura possível) por uns 5 minutos. Acrescente o broto de feijão e o aceto balsâmico. Com fogo baixo e a panela tampada, deixe cozinhar por mais 5 minutos. Acrescente a acelga, o shoyo e a pimenta. Deixe cozinhar por uns 3 minutos.Ajuste o sal. Enquanto isso, bata os ingredientes da polenta no liquificador e leve ao fogo mexendo sem parar. Quando levantar fervura, desligar. Sirva imediatamente.
Notes
  1. Caldo de frango você pode fazer com antecedência e congelar. Basta levar 1,5 lts de água e pedaços de frango ( ossos podem ser usados), ervas frescas e sal ao fogo de deixar ferver por 20 minutos em fogo baixo, coar e usar. Se não tiver o caldo, pode fazer apenas com água, mas perderá bastante em sabor. Se você não tiver nenhuma restrição à lactose, poderá acrescentar 1 colher de sopa de requeijão como ingrediente da polenta. Huumm!
Memórias Gastronômicas http://memoriasgastronomicas.com.br/