Profiteroles, um clássico de domingo.

ProfiterolesTenho visto circular algumas listas dos top 10 / 15 de músicas, filmes etc. Confesso que  chego até  a ficar meio nervosa. Dá um branco, esqueço tudo. Na verdade, gosto de tanta coisa, um dia gosto de uma, no outro, morro de paixão por outra, sou meio ou totalmente de lua. Não sirvo para estas listas definitivas…

Mas, como nada é definitivo (rsrsrs), inspirada nesta brincadeira, resolvi fazer a minha lista de top 10 das sobremesas. Não vou me apegar a colocações, mas vou escrevendo aqui  a medida que a oportunidade de fazê-las surgir.

Começo pelos profiteroles. Definitivamente está entre as minhas tentações top. Com sorvete de creme e calda de chocolate: perfeito, quase uma unanimidade na família. Por isso,  é a sobremesa perfeita para aqueles almoços de domigo, como hoje.

Profiteroles com calda de chocolate (serve 8 pessoas)

– 1 xíc. de água

– 2 xíc. de farinha de trigo

– 1 col. (sopa) de açúcar

– 1 pitada de sal

– 1 col. (sopa) manteiga

– 3 ovos

– 1 col. (chá) pó royal

– sorvete de creme para rechear

– calda de chocolate para cobrir

Modo de preparo:

Colocar em uma panela a água, açucar, sal e manteiga. Levar ao fogo brando até ferver. Desligar o fogo, adicionar a farinha e misturar bem até ficar uma massa homogênea (o processo é o mesmo de se fazer coxinhas). Esperar uns 2 a 3 minutos para a massa esfriar. Em seguida, colocar a massa na batedeira. Acrescentar um ovo, ligar a batedeira até incorporar todo o ovo. Repetir este processo para todos os ovos. Por último, colocar o fermento e misturar (a massa deve ter uma consistência não muito mole para formar as bolinhas e não desmanchar).

Colocar a massa em um saco de confeitar (ou um saco qualquer e fazer um corte pequeno) e pingar a massa, formando gotas em forma untada. Levar para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por cerda de 20 minutos ou até dourar. Deixar esfriar.

Partir cada profiterole ao meio e, na hora de servir, rechear com uma colherada de sorvete de creme e colocar disposto na vasilha que deseja servir. Despejar a calda ainda quente e servir imediatamente.

Cobertura de chocolate

– 1 barra de chocolate amargo (170g)

– 1/2 lata de creme de leite (185g)

– 1 dose de licor de laranja ou amêndoas (40ml)

– 1 col. (sopa) de manteiga

Modo de preparo:

Colocar o chocolate para derreter em banho maria ou no microondas. Adicionar os demais ingredientes, levar ao fogo baixo até incorporar tudo. Servir imediatamente.