Pula a fogueira, ioiô…vai um pé-de-moleque aí?

pé de molequeConcordo com a Patrícia, se tem uma coisa que sempre gostei no Brasil é da temporada de festa junina. Não sei se por causa do quentão, do clima da festa ou por causa das comidas… Elas combinam tanto com o friozinho desta época que a gente acaba abusando um pouco, mas faz parte, né?!

Para começarmos a entrar no clima de São joão, aí vai uma receita super fácil, gostosa e com um toque especial.

Desde que me entendo por gente, lá em casa se faz pé-de-moleque. Mas por várias vezes, eu fazia cara feia porque minha mãe colocava gengibre na receita. Nada como o passar do tempo e o aprimorar do paladar… Hoje sou eu quem faz o pé-de-moleque com gengibre. Uma delícia!

Pé de moleque

– 1 kg de rapadura

– 500ml de água

– 1kg de amendoim torrado, sem pele e inteiro

– 2 colheres de sopa de farinha de mandioca

– opcional: 1 colher de sopa de gengibre ralado

Modo de Preparo:

pé de moleque como fazerColocar a rapadura e a água para derreter até o ponto de bala mole (se for por o gengibre, coloque deste o início para pegar bem o gosto.  Desligar. Acrescentar o amendoim e bater com uma colher o espatúla (misturar vigorosamente) até começar esbranquiçar. Despejar sobre uma pedra (granito ou similar), que já está salpicado com um pouco de farinha de mandioca. Espalhar bem e quando amornar cortar. Outra opção é colocá-lo às colheradas para já fazê-lo individualmente, mas é preciso ser ágil para não perder o ponto e ele ficar duro.

Dica:

1- ele vai começar a grudar na borda da panela e vc terá dificuldade de soltá-lo.

2- Como verificar este ponto: em uma vasilha colocar água gelada e pingar um pouco do melado. Com as pontas dos dedos ajuntar o melado. Se formar uma bala mole, está no ponto.  Se estiver muito dura, colocar mais um pouco de água, pois passou do ponto.pé de moleque como fazer