Rabanete orgânico e um molho de salada de amêndoas.

Aqui em Tietê um rapaz de 30 e poucos anos tem uma horta e está tentando o certificado de orgânico.  Já existe outro produtor certificado na cidade, mas ele já vende pra uma rede de supermercados em São Paulo. Claro que eu fui umas das primeiras a virar cliente e sair divulgando pra dar uma força. 

E hoje, em uma das minhas vistas, me ofereceu os lindos rabanetes da foto, poderia dar de presente, não? Mas vou confessar, acho os danados picantes demais! E sai da horta que é bem grandinha, com uma alface americana, uma rúcula , rabanetes ( só compro o que vou usar no dia, não tenho estoque de quase nada em casa) e sem meus ovos caipiras, as galinhas ou andam estressadas ou o lagarto está comendo todos rs! Isto acontece quando o processo é totalmente natural!

rabanete assado

Com este calor totalmente fora de propósito, só uma salada salva rs! Mas,  se a rúcula já é bem amarga e picante,  o que fazer com os rabanetes? E pesquisando, descobri que podemos assá-los. Gente, não é que ficou bem suave!

Rabanete é  fonte de vitamina C, contém uma boa quantidade de potássio,  sódio  e magnésio. Poderoso, não é? Então se você, como eu não usa muito o rabanete, asse: disponha em uma assadeira cortados em quatro, com casca, uma pitada de sal, folhinhas de sálvia, dois dedinhos de vinagre de maçã e um fiozinho de azeite. Asse por 45 

minutos. Pronto. Assim, vc pode usá-lo na salada ou em acompanhando uma carne ou até mesmo servi-lo como aperitivo! 

 

E pra não dizer que não deixei nenhuma receita, ai vai a do molho especial de salada.

Molho de salada de amendôas
Print
Ingredients
  1. 50 g de amêndoas em lâminas
  2. Suco de um limão
  3. 1 cebola pequena em cubos
  4. 3 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
  5. Sal.
Instructions
  1. Em uma frigideira, coloque as amêndoas e o azeite e acenda o fogo mais baixo que tiver no fogão e fique de olho, porque quando começar a "soltar" um aroma de amêndoa mais forte desligue e tire imediatamente do fogo e do fogão. Misture o azeite com as amêndoas, suco de limão, cebola e tempere com sal. Tempere toda a salada ou deixe que cada um sirva na sua porção de salada.
Notes
  1. Eu não gosto da acidez da cebola, fica meio indigesta, por isso faço um branqueamento,assim:.
  2. Ferva água. Enquanto isso, coloque outro tanto de água gelada em um refratário ou assadeira. Quando a água da panela estiver borbulhando, jogue sobre a cebola cortada, passe-a em água corrente potável e coloque-as no refratário com água fria até resfriarem (isso evita que continuem cozinhando e assim continuem crocantes) .
Memórias Gastronômicas http://memoriasgastronomicas.com.br/
Espero que gostem e que o calorzão vá embora e só volte no verão rs! Bjs