Rápido, gostoso e saudável! Dois vivas para os refogados!

SAM_0365  Segunda-feira, depois que o Lucas foi pra universidade e se mudou pra Bauru , aqui em casa é o dia internacional da desintoxicação. Como todo o fim de semana, “enfiamos o pé na jaca”, segunda o cardápio é SEMPRE levíssimo. Quando não faço uma sopa,  faço um  refogado, ótima opção de prato rápido. Neste tem mandioquinha (batata baroa), couve, cenoura, couve-flor,  repolho e cogumelo portobelo (contém uma quantidade considerável de fósforo, quantidade razoável de proteínas e menos de 5% de gorduras), aliás sempre que puder, use cogumelos em suas receitas é muuuuuuuito saudável! É tão simples e rápido que eu fiz dois refogados, um com os legumes e outro só com o cogumelo, mas você pode fazer um só, apenas acrescentando o cogumelo na primeira receita.

Para o refogado dos legumes:

500g de mandioquinha cortadas em rodelas

2 folhas de couve cortadas em tirinhas

200g de cenoura cortadas em rodelas

200g de couve-flor em florzinha miúdas

uma cebola média corta em fatias

1/4 xícara de vinho branco

150 ml de água

um punhado de salsinha picada

um punhado de cebolinha picada

um raminho de alecrim

sal a gosto

Pimenta do reino moída na hora a gosto

Modo de fazer

Em uma panela refogue a cebola com um fiozinho de azeite, acrescente a mandioquinha, em fogo baixo coloque o vinho e a água. Tampe e deixe secar metade do liquido. Acrescente a cenoura e o couve-flor, refogue por cinco minutos ( se escolheu fazer um refogado só, é hora do cogumelo, também). Acrescente o repolho e a couve por mais dois minutos. Fazendo assim, a mandioquinha fica mais tenra e os demais mais ao dente. Tempere com sal e pimenta.

Para o cogumelo

200g cogumelo portobelo ( pode ser outro, de preferência fresco, se na sua cidade não tem, o cogumelo seco é uma solução, mas precisará mais liquido e tempo de cozimento)

2 dentes de alho

1/4 de xic de água

3 colheres de sopa de molho shoyo ( prefira as marcas que não contenham glutamato e monossódico, fabricado pelo processo natural de fermentação).

Modo de fazer:

Um fiozinho de azeite e o alho refogado ( cuidado, alho queima muito rápido). Acrescente o cogumelo,o shoyo e a água e cozinhe por cinco minutos)

Bem levinho, né? Bom apetite!