Releitura 80’s: Pavê de Frutas Vermelhas

Pave de Frutas VermelhasHá alguns dias, recebi alguns amigos queridos para almoçar aqui em casa. Com uma barriga de 9 meses, a preguiça ataca e a gente acaba querendo muita praticidade.

Para combinar com o sol e a piscina, optei por um galeto de televisão de cachorro (é…eu tenho uma e AMO!!!!!!) com legumes -mini batatas, cebolinhas, cenoura e beterrabas orgânicas – dourados na gordura e no tempero do próprio galeto com raminhos de alecrim. Foi só colocar no forno e curtir os amigos.

Para acompanhar este almoço, queria uma sobremesa leve e frugal. Lembrei-me de uma receita que aprendi no meu primeiro curso de culinária, aos 9 anos de idade… nem vou comentar quanto tempo faz.

Convidei minha filhota para fazer comigo e dei uns toques mais atuais. Foi o maior sucesso!

 

Receita de Pavê de Frutas Vermelhas – Releitura do Pavê de Morangos:

– 2 pacotes de biscoito champanhe.

– 2 caixas de morangos frescos

– 200g de framboesas congeladas (as frescas são ótimas, mas nem sempre disponíveis e bem mais caras…)

– 150g de amoras congeladas (as frescas são ótimas, mas nem sempre disponíveis…)

– 3/4 de xícara de açúcar mascavo

– 40ml de licor de laranja (Cointreau por exemplo)

– 500ml de creme de leite fresco

– 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro

– raspas de uma laranja bahia

Modo de Preparo:

1- Macerar as frutas já limpas e picadas grosseiramente, com o açúcar mascavo e acrescentar o licor. Reservar.

Pave de frutas vermelhas preparo2- Na vasilha que você servirá o pavê, dispor o biscoito, cobrindo o fundo, colocar um pouco das frutas, com o caldo sobre estes biscoitos, cobrindo-os cuidadosamente. Repetir o processo, deixando 2 camadas de cada. Reservar.

3- Na batedeira, bater o creme de leite em ponto chantilly, acrescentando o açúcar branco aos poucos para incorporá-lo bem.  – Nota: Cuidado para não virar manteiga – é só bater bem velocidade média até ficar firme. Acrescentar as raspas de laranja.

4- Dispor o chantilly sobre o pavê. Você pode colocar uma camada uniforme ou, como eu, utilizar um saco de confeitar com bico pitanga. Fica a seu critérios…

Voilá! Leve para a geladeira até a hora de servir e vá curtir seu dia!