Salada de beterraba, porque é Natal!

Chegou o Natal! Bom, quase! Ok, nesta época do ano damos férias às saladas e comidinhas leves, mas estou aqui pra lembrar que pra aguentar a maratona das festas, precisamos de combustível do bom! Então, que tal uma salada de beterraba assada? Ela contém uma boa quantidade de ácido fólico que  faz dela um alimento interessante para o sistema imunológico e para a formação de glóbulos vermelhos. Além disso, contém: sódio, que protege o organismo contra a perda excessiva de líquido, potássio, necessário para a atividade muscular normal, zinco, essencial aos tecidos cerebrais, e magnésio, regula as funções musculares e nervosas. Perfeito para esta época! Bom, chega de churumelas e vamos a receita: 0,5 kg de beterrabas, 30g de amêndoas picadas, suco de 1 limão, uma cebola pequena picada, azeite de oliva virgem, sal a gosto.

Modo de fazer:

Compre beterrabas do mesmo tamanho de preferência pequenas. Embrulhe-as ( com o lado brilhante virado pra dentro, tive uma aula outro dia sobre isso, pena que não conseguiria reproduzir rsrs) e as disponha em uma assadeira em fogo baixo. O processo é demorado! Elas estarão prontas quando espetar um garfo e estiverem tenras ( depende do seu forno, mas normalmente mais de 40 minutos, demora, mas vale a pena!). Em uma frigideira, coloque as amêndoas cortadas e o azeite, acenda o fogo mais baixo que  tiver no fogão e fique de olho, porque quando começar a “soltar” um aroma de amêndoa forte, desligue e tire imediatamente do fogo e do fogão. Eu não gosto da acidez da cebola, pra mim fica meio indigesta, por isso, eu faço o seguinte depois que as cortei em cubinhos: em uma panela fervo um pouco de água, enquanto isso, coloco outro tanto de água gelada em um refratário ou assadeira, acrescente cubos de gelo e reservo. Quando a água da panela estiver borbulhando, jogo sobre a cebola cortada, passo em água corrente potável e coloco no refratário com água fria até resfriarem (isso evita que continuem cozinhando e assim continuem crocantes) .

Depois de assadas e frias, corte as beterrabas em fatias finas. Misture o azeite e as amêndoas com suco de limão, a cebola e tempere com sal. Tempere as beterrabas, caso queira causar na ceia ou no almoço sirva como entrada como fiz na foto abaixo, caso contrário, deixe no recipiente bem bonito pra galera experimentar e não acreditar no sabor, huumm delicioso , porque beterraba assada é muito mais gostosa. Dúvida? Faça, prove e  aprove. Feliz Natal!!!!! Beijos pra todos!

SAM_0438