Semifredo de côco com ameixa para refrescar o domingo!

semifredo de coco com ameixas1No verão, a gente quer sobremesas refrescantes. Mas eu estava cansada daquelas que eu fazia normalmente, mais cítricas. Queria algo com côco, chocolate… será que alguém me entende???

Então resolvi adaptar uma receita que adoro para uma versão digamos mais frozen!

Ela ficou tão gostosa que fiz na época do Natal para uns amigos e minha mãe, cozinheira de mão cheia, depois que provou, não para de me ligar para pedir para eu escrever e mandar a receita… Mãe, aí vai! Antes tarde do que nunca…

 

Semifredo de Côco com  Ameixa

Para o doce de ameixa:

– 160g de ameixa (aprox. 1 xícara)

– 80g de açúcar

– 100g de água

Para o semifredo:

– 175g de chocolate branco (um tablete grande comprado em supermercado normalmente tem este peso – eu usei chocolate belga! Áh! Não seja tão purista dizendo que chocolate branco não é chocolate…)

– 90g de côco ralado em flocos grosso

– 300g de cream cheese

– 100g de açúcar

– 150ml de creme de leite fresco

– 1 col. (café) de pasta de baunilha (vc pode usar a essência ou até a fresca, neste último caso, utilize 1/4 da fava)

 

Decoração:

-Você pode escolher enfeitar com placas de chocolate branco ou com suas raspas ou até mesmo com flocos ou fitas de côco. Eu fiz as placas de chocolate branco em transfer estampado.

 

 

Modo de Preparo:

Doce de ameixa:

1- Colocar todos os ingredientes em uma panela cozinhar em fogo alto até levantar fervura. Depois, baixar o fogo e misturar até obter uma textura de geléia mole. Deixar esfriar.

Semifredo de Côco:

1- Derreter o chocolate (em banho-maria ou no microondas em potência média). Reservar.

2- Bater o creme de leite em chantily. Reservar.

3- Em uma batedeira, bater cream cheese, açúcar, côco, baunilha até ficar homogêneo. Acrescentar e incorporar o chocolate já frio.

4- Acrescentar 1/3 do chantily, misturando levemente com uma espátula. Incorporar o resto do chantily na sequência.

5- Despejar metade da mistura em uma forma de bolo inglês (indiquei esta forma por ser a mais fácil de se ter, mas utilizei uma em forma de semi-cilindro), forrada com papel filme o suficiente para cobrir toda a mistura.

6- Acrescentar o doce de ameixa, já frio,  no meio da forma, deixando uma borda sem o recheio para que ele não apareça. Despeje a outra metade do semifredo. Cubra com o papel filme e leve ao congelador por pelo menos 4 horas (até a hora de servir).

7- Desenformar e enfeitar à gosto.

Nota: na foto, o recheio aparece pois já havia cortado a primeira fatia para ele aparecer… Delicie-se!