Torta de limão siciliano com gostinho de quero mais

Torta de Limão SicilianoFinalmente, fui autorizada a viajar. Última chance antes da chegada da minha outra pequena. Por isso, não pensei duas vezes. Destino: BH e Rio. Beber na fonte, recarregar as energias, resgatar as raízes. Enfim, a definição que você quiser para o famoso matar a saudade!

O tempo, para variar foi curto para tantas vontades, até porque tive que ficar um pouco mais quieta. Mas a energia já é outra! Não sei se são as montanhas, as pessoas, as recordações, ou tudo junto misturado. Mas a sensação de voltar para onde você foi criado é muito boa!

Em um destes poucos dias, fui conhecer o filho de um primo querido que nasceu há pouco tempo. Por sinal, este primo é filho do meu tio Ronaldor, que eu havia mencionado no post anterior. E já que estávamos com aquele clima nostálgico, ele preparou uma torta de limão para nos encher de lembranças e acabar com qualquer dieta! Nem preciso dizer que ainda estou sonhando com mais um pedaço…

 

 

Receita da Torta de Limão Siciliano (receita do Thiago, notas minhas)

Massa:
– 2 gemas de ovo (as claras serão usadas no suspiro)
– 2 col. (sopa) manteiga
– 2 xic de farinha de trigo peneirada (aproximadamente)
– 1 pitada de sal
– 3 col (sopa) de açúcar
– 3 col (sopa) de leite
– 1 col (sopa) rasa de ferment em pó
Recheio:
– 2 latas de leite condensado
– 1 xíc de suco de limão siciliano (antes, retirar as raspas da casca para salpicar sobre a torta)
Suspiro:
– 2 claras de ovo
– 4 col (sopa) de açúcar
– 1 pitada de sal
Modo de preparo:

Massa:
1- Misturar todos os ingredientes, exceto a farinha. Acrescentar aos poucos a farinha até a massa desgrudar da tigela (pode ser que você não utilize toda a farinha ou que precise de um pouco mais). Ficar atento ao ponto.

2- Distribuir a massa em uma forma com fundo removível e fazer furos com um garfo em oda a massa, inclusive nas laterais. Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus por 7 minutos. Retirar a massa, fazer mais furos com o garfo e deixar no forno por mais 5 minutos. Retirar do forno e reservar.

Recheio:
– Misturar(pode ser no liquidificador, batedeira ou à mão) todos os ingredientes até a mistura ficar homogênea. Reservar.

Nota da autora: eu gosto de bater bem no liquidificador ou batedeira, pois o creme já fica bem firme.
Suspiro:
– Bater as claras em neve. Quando já estiver esbranquiçando, acrescentar a pitada de sal e depois, aos poucos, o açúcar até ficar em ponto de neve (se você virar, ela não cai ou, menos arriscado, forma picos que não se desfaz).

Nota da autora: ao invés deste suspiro tradicional, pode-se utilizar também o merengue italiano. Para ele, você faz uma caldade açúcar em ponto de fio grosso e despejar sobre a clara batida em neve. Bater até esfriar. Deste modo, ele dissora menos. 

Torta de Limão como fazerMontagem:
– Colocar o recheio sobre a massa pré-assada, espalhar o suspiro e salpicar as raspas de limão sobre a torta. Levar ao forno novamente para ficar levemente dourada (cerca de 7 minutos). Levar para a geladeira e sevir gelado.