Um MUITO OBRIGADA em forma de uma torta mousse de chocolate.

Nossa! Quanto tempo…trufa gigante Pessoas queridas, descupem-me pelo sumiço… mas a correria está tanta que achei que ia consegui postar alguma ideia de Natal só no ano que vem! Todo final de ano é corrido pra todo mundo, né? E sempre temos uma explicação. A minha deste ano é boa! MUITO BOA MESMO!!!!

É que a Dorothy está bombando! Realmente não esperava por isso. Fui começando tão devagarzinho… mas várias oportunidades foram aparecendo,  atropelando o plano inicial, vários amigos ajudando… na verdade, muuuuiiiitos amigos ajudando mesmo… e, voilà: agenda cheia de pedidos! Ueba!!!

Este foi o meu presente de Papai Noel antecipado: muito trabalho!!!!

Então, mais do que nunca, agradeço por tudo que aconteceu, pelo carinho de todos vcs que nos acompanham aqui no “Memórias”,  pelo apoio que tive em todos os momentos… por cada pedacinho deste ano, fácil ou difícil.

Obrigada por me ajudarem a ser uma pessoa melhor do que era antes. Obrigada do fundo do coração!

Para reforçar esta gratidão, nada melhor que dividir com você uma doce receita, que por sua vez, você pode fazer e dividir com pessoas amigas para celebrar e agradecer por este ano.

Receita de Dôme aux Griottes (lá em casa, chamamos de Trufa gigante… mais popular….  rsrsrsrs) – é uma sobremesa de chocolate especial. É cheia de detalhes, mas não é difícil. Ótima para o Natal!

Ingredientes:

Para o Pão de Ló

– 4 ovos

– 1 gema

– 120g de açúcar de confeiteiro

– 100g de farinha de trigo

– 20g de cacau em pó

 

Para o Mousse

– 400g de chocolate amargo

– 500ml de creme de leite fresco

– 2 ovos

– 5 gemas

– 130g açúcar cristal

– 75ml de água (5 colheres de sopa)

 

Para Guarnição

– 200g de cereja ao maraschino (drenar, mas reservar a calda para embebedar o pão de ló)

– cacau em pó

– açúcar de confeiteiro

Modo de Preparo:

Pão de ló

Bater as gemas com metade do açúcar até esbranquiçar. Bater as claras em neve, online casino acrescentar o açúcar restante e bater mais um pouco. Aos poucos, adicionar as gemas já batidas sobre as claras e incorporá-las com movimentos leves, de baixo para cima. Misturando da mesma forma, acrescentar aos poucos a farinha peneirada com o cacau até formar um creme homogêneo.

Colocar em um saco de confeiteiro (ou em algum saco firme com um furo de 1 cm de diametro embaixo – aqueles ziplock funcionam bem para substituir…), com bico redondo. Em uma forma, untada e enfarinhada (ou com papel manteiga), fazer 3 discos (um pequeno, outro médio e um grande). Polvilhar com um pouco de açúcar de confeiteiro e levar para assar em forno pré-aquecido a 180 graus.

pão de ló em discos

Mousse

Derreter o chocolate em microondas em potência média. Reservar. Levar a água com açúcar para ferver por 3 minutos para fazer uma calda. Reservar. Bater bem os ovos e as gemas. Depois que dobrar de volume, virar a calda, aos poucos, bater mais até esfriar e dobrar novamente de volume.

Bater o creme de leite para virar chantily. Acrescentar parte sobre o chocolate. Misturar. Acrescentar o restante e misturar. Depois, incorporar as gemas batidas com a calda, sem mexer muito para não tombar (desandar) o chantily.

Montagem:

Utilizar um bolw grande ou uma forma redonda, forrada com papel filme. Colocar 1/4 do mousse. Sobre ele, colocar o disco menor. Regá-lo com um pouco do licor. Salpicar um pouco de cereja picada. Repetir o processo até terminar os ingredientes, terminando com um pouco de mousse.

Fechar com o papel filme. Levar aocongelador por pelo menos 1 hora.

Na hora de servir, desenformar e salpicar o cacau pó. Enfeitar com as cerejas. Se estiver animada, faça folhas de chocolate para enfeitar tb. Basta escolher folhas bonitas. Lavá-las e secá-las bem. Passar uma camada de chocolate já derretido e temperado e levar à geladeira. soltá-lo das folhas e enfeitar…

Feliz Natal!!!!torta mousse