Um pedaço do paraíso direto do Havaí

Fatias do paraíso

Ufa! De novo aquela lorota de pedido de desculpas por tanto tempo ausente… desculpem-me se forem capazes. Eu sei que ficar sem postar aqui tanto tempo os faz navegar por outros blogs, mas eu juro que foi por uma boa causa!

Andamos envolvidas em grandes projetos que nos manteve muito ocupadas tendo que escolher entre tomar banho e escrever no blog. Pelo bem da família e da contaminação no mundo, prefirimos o banho!!!!

Se alguém ainda não sabia eu estive trabalhando com a chef Carla Pernambuco na produção culinária dos episódios próximo programa Brasil no Prato que ela apresenta no canal Bem Simples (NET 81, GVT 72, CLARO 33, VIVO 549) e que deve ir ao ar no mês de Julho. Calma, calma… terá autógrafo para todo mundo. Da Carla, claro! Eu ainda sou apenas alguém que trabalhou no backstage e que ficará por lá!

 

O trabalho foi delicioso, a Carla é uma graça de pessoa e uma expert na cozinha e tem deliciosas histórias. E o trabalho foi um aprendizado enorme. Horas pesquisando receitas, suas histórias, suas origens, novos sabores…

E foi em uma destas pesquisas que encontramos a receita deste bolo divino! Pode não parecer, mas é um bolo de banana de comer de joelhos! E por ser tão simples, o faz ainda mais gostoso!

A receita original é de uma senhora, a Dna. Julia, que vive na ilha de Maui, no Havaí. E como ela tinha tanta banana na sua plantação, precisava dar um fim para o excedente. E foi assim que surgiu esta “fatia do paraíso” como descreveu um ator americano que cruzou a América atrás desta delícia!!!

Ah! Não deu outra. Fui direto para a cozinha e constatei essa afirmação. É um bolo simples, mas tem algo de muito especial. Com uma casquinha crocante em toda a sua volta e um miolo úmido e macio me fez imaginar como seria comer a versão original da Dna. Julia… Ai, ai… Vou já programar minha próxima viagem!

 

Bolo de banana da Dna. Julia 

Bolo de Banana da Dna. Julia

1 e 3/4 xícaras de farinha de trigo

1 e 1/2  colheres de chá de bicarbonato de sódio

3/4 de colher de chá de sal

3 ovos orgânicos grandes

1 e 1/2 xícaras de açucar (se tiver demerara, melhor)

1 xícara de bananas amassadas (são aproximadamente 2 bananas grandes – deixe-as amadurecer ao ponto que fiquem totalmente pretas por fora. Ficarão macias e extremamente doces)

3/4 de xícara de óleo

manteiga e farinha para untar

 

Unte uma forma de bolo inglês de 23 x 12 x 8 cm com manteiga e farinha de trigo e forre o fundo com papel manteiga.

Aqueça o forno a 170 graus. Peneire a farinha, o bicarbonato e o sal em uma tigela. Em outro recipiente misture os ovos, o açucar, as bananas e o óleo até obter um creme homogêneo.

Adicione os ingredientes secos a mistura de bananas e mescle para incorporar sem bater.

Coloque a massa na forma já untada e leve ao forno.

Asse por aproximadamente 50 – 60 minutos. É uma massa densa que deve ser assada mais lentamente. Faça o teste do palito.

Retire o bolo do forno e deixe descansar na forma por 10 minutos. Desenforme e deixe esfriar completamente sobre uma gradinha. Assim que estiver frio retire o papel manteiga da base e sirva deliciando-se!

Barraca da Dna. Julia, em Maui

julias-stand