Um prato Edwardiano para nosso clima tropical!

downton_officialEu sou fanática por seriados de televisão. Especialmente os que alimentam os seus personagens em cena! E se essa refeição for mais do que ovos mexidos no café da manhã… Virei fã de carteirinha. Já postei aqui uma receita de torta de maçã nada tradicional e que faz o maior sucesso! E claro foi receita adquirida em uma seriado de tv!

Hoje estava ouvindo um podcast sobre o seriado Downton Abbey. Um parêntesis: Se você não sabe do que estou falando, PARE DE LER ESTE POST AGORA e faça uma pesquisa no Google!!! Ou eu posso te contar um pouquinho… É um seriado inglês, dramático, maravilhoso, passado no início do século passado e que retrata a trajetória da família Crawley, seus criados e a vida fútil e inútil em um castelo na Inglaterra. O cenário, a fotografia, condes e condessas… E muita comida, porque o que esses aristocratas mais faziam naquela época era comer!

Mas voltando ao assunto, o podcast falava sobre toda a preparação da comida que é servida em cena. E nada é de mentira, pois para a food stylist do seriado comida de plástico não parece comida de verdade! Para uma cena, são 15, as vezes 20 pratos substituídos para que tudo pareça real – em ambos os sentidos!Downton-dinner1

E comecei a pesquisar sobre as comidas servidas e os baquetes de Natal, casamentos, batizados, tudo o que já saiu da cozinha da Sra. Patmore – a cozinheira oficial do castelo! Ostras com champagne e aspic, faisão ao molho de vinho de porto, veado ao poivre, île flotant… E tudo isso numa época onde o telefone ainda nem existia, quem dirá fogão a gás!!!!!

Dentre as minhas pesquisas me deparei com uma receita deliciosa e muito fácil, digna de um jantar ao grande estilo Edwardiano e que cai como uma luva neste calor tropical que estamos enfrentando!

Mousse de Salmão do Lord Grantham mousse salmao4

1 colher de chá de gelatina sem sabor

150 gramas de salmão defumado, picado

1 xícara de creme azedo (pode-se usar creme de leite fresco)

2 colheres de sopa de suco de limão siciliano

Pimenta do reino moída na hora

1 raminho de dill, picado – reserve um galhinho para decorar

Torradas ou fatias de baguete, para servir

 

1. Coloque 3 colheres de sopa de água fria em uma panela pequena, polvilhe com a gelatina e deixe amolecer por 5 minutos. Delicadamente, em fogo baixo, mexa só até dissolver gelatina e reserve.

mousse salmao32. No processador de alimentos, misture o salmão, o creme azedo ou creme de leite e o suco de limão. Processe até formar um purê homogêneo; tempere com a pimenta. Com o processador em funcionamento, adicione a mistura de gelatina ligeiramente resfriada e o dill e misture até incorporar.

3. Despeje em um ramequim ou em tacinhas individuais. Sem tocar a superfície da mousse cubra com filme plástico e leve à geladeira até ficar firme, cerca de 2 horas. Decore com dill e sirva com torradas ou fatias de baguete.

Esta mousse também pode ser servida sobre fatias de pepino. Fica um canapé finérrimo! mousse salmao2