Uma abóbora, muitas emoções!

Daí você compra uma abóbora kabocha ( fala-se cabotiá, mas como vem de uma palavra japonesa, escreve-se kabocha, viu, memórias, também é cultura rs!) e com seus 1,3 kg tem muito material para uma cozinheira pra dois! Coloquei a laranja na foto pra dar ideia de proporção!

Tudo isso porque me deu uma vontade de comer abóbora refogada com alecrim. Vc já comeu? Com abóbora kabocha? Hummm. Ai vai a receita: cortei a abóbora na metade, depois de higienizá-la. Descasquei ( reservei a casca)  e cortei em cubos grandes,  bem parecidos de tamanho para cozinharem por igual.  Piquei 3 dentes de alho em um pouquinho de azeite, deixei apenas por 2 minutos em fogo baixíssimo. Acrescentei a abóbora, um pouco de sal, pimenta e as folhas de um galhinho de alecrim fresco. Refoguei mexendo sempre, acrescentando uma xícara de café de água ( se tiver algum caldo, fica ainda melhor) até secar e repetindo mais duas vezes até que a abóbora estivesse macia. Ficou sensacional!

E ai sobrou meia abóbora! Já pro forno com casca, sementes e tudo, e também as cascas da primeira metade! Com a “boca” pra baixo, assim o calor se intensifica e assa mais rápido sem ressecar. Espetando o garfo, você percebe que está pronta quando macia. Muito bem. Cozida, as sementes saem com facilidade e com uma colher separe a polpa da casca.  Com a polpa você pode fazer o bolo com coco da foto aqui embaixo. Esse tem chocolate, mas não tem a menor necessidade, foi simplesmente para agradar o marido chocólatra.  

Mas, sobrou mais purê e as cascas. Bem, com o resto da polpa, você pode fazer um  creme de abóbora ( uma xícara de polpa para 500ml de caldo de frango ou legumes,misture bem,  sal, um colher de café de gengibre), mas pode acrescentar  parte da casca ( bata no liquidificador com a polpa e o caldo) que dará um monte de fibras pra sopinha! A outra parte da casca, coma como aperitivo, uma pitada de sal e um fiozinho de azeite, acompanhando uma cerveja, não tem  pra ninguém!

Bolo de Abóbora e Coco
Print
Ingredients
  1. 1 e 1/2 xícaras de flocos de aveia
  2. 1/2 xícara de flocos de amaranto
  3. 3/4 de xícara de purê de abóbora
  4. 1/2 xícara de açúcar fit ( açúcar demerara +stévia)
  5. 3 ovos caipiras
  6. 1/2 xícara de óleo de girassol
  7. 1 colher de sopa de essência de baunilha( sabe fazer em casa? Ensino nas notas abaixo)
  8. 1/4 de xícara de semente de girassol
  9. 1/2 xícara de coco ralado fresco
  10. 1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
Instructions
  1. Bater no liquidificador os ovos, açúcar fit, óleo, purê, essencia de baunilha. a parte misture bem os flocos,o coco, as sementes e o bicarbonato. Misture bem o liquido e o seco. Leve ao forno preaquecido a 180º por no mínimo 35 minutos, mas depende do seu forno. Esse bolo da foto, para agradar o meu marido, fiz com raspas de chocolate amargo.
Notes
  1. Se você usa essência de baunilha e gostaria de fazê-la em casa ai vai a receita: 1 garrafa de Bacardi Oro e 6 favas de baunilha orgânicas. Coloque as favas dentro da garrafa e feche bem. Use após 24 horas. Dura quase uma eternidade rs! Assim, você terá em casa uma essência de baunilha DE BAUNILHA!
  2. Às vezes, eu processo os flocos pra variar sobre o mesmo tema rs! Se quiser fazer este bolo sem glúten, substitua a aveia por farinha de arroz integral e/ou flocos de quinua.
Memórias Gastronômicas http://memoriasgastronomicas.com.br/
Enfim,  uma abóbora resultando em  uma, duas, três, quatro delícias!

Espero que goste!

Beijo e até a próxima!

bolo de abóbora