Uma sopa de cebola que virou ensopado de grão de bico!

 

Quem cozinha todo dia e gosta, acerta muito, mas erra bastante também! Pois é, a gente se empolga às vezes…

  Eu queria fazer uma sopa de cebola (as cebolas são muito ricas em cromo, um mineral que ajuda as células a responderem à insulina, além de vitamina C, flavonoides e mais notavelmente, quercitina) para uma noite fria e comecei a fuçar as minhas receitas. Olha daqui e revira de lá, de todas fiz um mix e pronto. Lá estavam 500g de cebola em rodelas e pimenta dedo de moça picada em quantidade exagerada  no azeite em fogo baixíssimo  por uns 15 minutos. Sem caldo nenhum no freezer, bati no liquidificador a água, especiarias e ervas frescas. Então o resultado final foi uma sopa de cebola picantéééérima. Ai que dó! O marido tentou tomar, tadinho o amor é lindo, mas não foi possível. Não, não vou jogar fora.  Tirando o excesso de pimenta, estava bem saborosa! E ai me veio uma vontade repentina de grão de bico, huuuum adooooro grão de bico ( já perceberam que eu adoro muita coisa rs). Pronto, cozinhei o grão de bico, acrescentei  a sopa e finalizei com escarola picada. Ficou muito bom!  Então minha gente, a sabedoria popular reza: se a cozinha te der uma sopa picante de cebola, faça um ensopado de grão de bico rsrs! Você pode servir com arroz ou quinoa ou sozinho mesmo. Espero que gostem! Até a próxima!

Sopa de cebola que virou ensopado de grão de bico
Print
Ingredients
  1. Para sopa de cebola
  2. 500g de cebolas picada
  3. 600ml de água
  4. 1 colher de sopa de mix de especiarias
  5. Um ramo de alecrim fresco
  6. 2 galhinhos de orégano fresco
  7. um punhado de salsinha
  8. um pedaço PEQUENO de pimenta dedo de moça picadada rs
  9. 1/4 de xícara de azeite de oliva extra virgem
  10. 1 colher de chá de sal
  11. Para o ensopado
  12. 1 xícara de grão de bico ( deixar de molho na água durante uma noite)
  13. 3 xícaras de água
  14. Folhas bem verdes de escarola picada ( de um pé, separe as folhas menores do miolo para uma salada e use as bem verdes para o ensopado)
  15. 1 colher de café de sal
Instructions
  1. Em uma panela, coloque o azeite, a cebola e a pimenta dedo de moça ao fogo baixíssimo por uns 15 minutos. Enquanto isso, bata no liquidificador a água, as especiarias, as ervas e o sal. Reserve. Quando a cebola estiver macia, espere esfriar e coloque na água no liquidificador e processe mais uma vez. Reserve. Cozinhe o grão de bico, descarte a água do cozimento. Em uma panela, coloque a sopa e o grão de bico e deixe no fogo médio até levantar a fervura. Desligue o fogo, acrescente a escarola tampe a panela. Depois de 2 minutos pode ser servido!
Notes
  1. Se vc não tiver o mix de especiarias com pimenta rosa, pimenta preta, cardamomo, noz moscada, cravo e canela, use outra ou coloque as especiarias que tiver em casa, vai ficar bom, com certeza!
Memórias Gastronômicas http://memoriasgastronomicas.com.br/