Você já foi a um jantar húgaro?

Antes de partir para o México, uma amiga húngara, convidou-me para um jantar típico, que ela mesmo prepararia, para que conhecéssemos um pouco mais da suas tradições.  Eu nem pestanejei, aceitei na hora, afinal, a combinação pessoas divertidas + comida feita com carinho já é irrecusável. Quando se adiciona ainda o fato de ser um jantar húngaro original, fui ansiosa para ver o que teria por lá…

Ela preparou tudo desde o pãozinho da entrada, até as sobremesas, com a maior riqueza de detalhes. A culinária húgara usa e abusa da páprica, que tempera, dá cor e aquece! Uma delícia! Especialmente para este friozinho  que está chegando…

O melhor de tudo é que ela topou dividir estas receitas com todos aqui.  Então, vamos ao que interessa, com receitas e fotos da Orshi!

Nota: Reparem as porcelanas. Pois é, elas também são típicas de lá… linda!

Receitas húngaras com o toque da Orshi

Lecso - comida húgara refogado de pimentão cebola e tomateLecso

– 1kg de pimentão vermelho
– 500g de tomate
– 1 cebola grande
– 4 colheres de sopa de óleo
– 1 colher de sopa de páprica
– 2 ovos grandes (ou 3 pequenos)

Modo de preparo:
Retire os talos e as sementes dos pimentões e corte em tiras de um centímetro de largura. Pique também os tomates e a cebola. Refogue a cebola no óleo até ficar transparente. Acrescente os pimentões e os tomates. Corrigir o sal e tampá-lo e deixar cozinhar por cerca de dez minutos ou até os legumes estejam macios. Quebre os ovos e mexa. Também pode colocar lingüiça em rodela para torná-lo mais de uma refeição completa. Você pode servir com arroz, nhoque ou sozinho.

Gulyas - sopa de carne e legumes húngaraGulyas
– 4 batatas cortadas em cubos

– 4 cenouras cortadas em cubos

– 1 cebola grande picada em cubos

– 500g de carne da sua preferência limpa cortada em cubos (músculo é uma ótima opção mas é necessário cozinhar bem para ficar macia)

– 2 fatias de bacon (sem gordura, apenas a carne do mesmo)

– 1 colher de sopa de páprica (doce ou picante – de acordo com sua preferência – eu amo a picante)
Modo de preparo:

Aqueça o óleo e refogue a cebola até que fique translúcida. Acrescente a carne e toucinho com sal, pimenta e páprica e cozinhe-o a ser bem feito. Adicione os legumes na panela e adicione o máximo de água que você precisa cobrir todos os legumes. Feche a tampa e cozinhe em fogo baixo até que todos os legumes estejam macios.
Enquanto a sopa está cozinhando, faça o Nhoque.

nhoque, gnocci, noqui húngaroNhoque de trigo

– 2 colheres de sopa de farinha

– 1 pitada de sal

– 1 colher de chá de água (ou o quanto baste para a farinha dar liga)

– Água para cozinhar o nhoque

Note que este nhoque não é o que estamos acostumados a comer no Brasil. Até o seu formato é diferente.

Misture a farinha com uma pitada de sal e água. Apenas adicione água suficiente para fazer a mistura farinhenta pegajosa, mas não muito duro. Colocar a água para ferver. Quando levantar fervura, com o fogo ainda ligado, Pegue a massa e passe por uma peneira grossa, jogando-a direto na água (ou se não tiver a peneira, corte em pedacinhos bem miúdos).

Chicken Paprikas - Frango com pápricaFrango na Páprica
– 1 kg de peito de frangoem cubos
– 1 cebola grande em cubos
– 2 colheres de sopa de óleo
– 1 colher de sopa de páprica
– 1 2/3 xícaras de creme de leite
– 1 colher de sopa de farinha de trigo

Modo de Preparo:
Esquente o óleo, refogue a cebola,  misturando ocasionalmente. Adicione a Páprica. Acrescente os cubos de frango e deixe cozinhar bem. Reduza o fogo, adicione o sal, pimenta do reino, como desejado.
Misture o creme de leite com a farinha até ficar homogêneo. Acrescente ao frango em fogo baixo.
Sirva tanto com bolinhos de massa, nhoque, macarrão ou arroz. Delícia!!!

madar tej - Leite de pássaroMadar Tej (Leite de Passaro)

– 2 litros de leite

– 1 fava de baunilha

– 3 ovos

– 1 colher de açucar de confeitero para as claras (raspinhas de 1 limão também dão um toque saboroso)

– 100 gramas de açucar para o leite

– Canela para decorar

 Modo de Preparo: Leve o leite (menos um copo) para ferver com a baunilha. Enquanto isso, bata as claras em neve dura, acrescente o açúcar. Cozinhe as colheradas da clara no leite. Assim que elas estiverem, cozidas (resistentes), retire e reserve-as.  Dissolva as gemas no leite frio e acrescente esta mistura, ao leite quente. Adicione também o açúcar. Cozinhe até engrossar um pouco (Ele não é grosso, a textura dele é líquida cremosa). Deixe esfriar, retorne com as claras cozinhas. Sirva frio e salpique um pouco de canela em pó por cima.