Waffle com chocolate quente, enquanto penso…

WaffleÉ impossível passar indiferente a estas duas últimas semanas no Brasil. Para mim, que ando impossibilitada de fazer muita coisa, está sendo uma ótima oportunidade. Pois não tenho feito outra coisa além de estudar, pensar, planejar e começar a agir.

Com um tema relevante assim em voga, estou como pinto no lixo… agora o fundamental é partirmos para ação real. Cada um fazendo sua parte, mudando sua comunidade, seu ambiente, respeitando o outro e o bem público. Votando diferente. Cobrando. A gente é o nosso próprio herói. Não espere dos outros o que você não faz por você, pelo seu ambiente. Ok, aqui não é o fórum, mas não consegui deixar de registrar que estou otimista e farei a minha parte.

Em homenagem a todo este clima e para acompanhar dias tão intensos, não melhor que um delicioso waffle e uma boa xícara de chocolate quente mais que especial.

Receitas de Waffle

Uma das minhas pesquisas durante este período vem sendo de receitas saudáveis para fazer com as crianças. Esta é uma delas. Aqui em casa, quando chega fim de semana, se a gente não vai para cozinha fazer waffle, é dia de protesto!

Vou deixar aqui 2 receitas de waffle, uma mais tradicional e outra (a que fiz neste dia e minha preferida) com algumas farinhas diferentes. O modo de preparo é igual.

waffle modo de fazer waffle modo de fazer waffle modo de fazer

 

 

 

 

 

Ingredientes de Waffle Tradicional

– 2 ovos

– 2 xíc de farinha de trigo

– 2 xic de leite

– 2 col (sopa) de amido de milho

– 2 col (café) rasa de fermento em pó

– 1 col (sopa) óleo

– 1 col (sopa) açúcar mascavo

– 1 pitada de sal

– manteiga para untar

 

Ingredientes de Waffle Especial

– 2 ovos

– 1/2 xíc de farinha de trigo

– 1/2 xíc de aveia em flocos

– 1 xíc de farinha de côco

– 2 xic de leite

– 2 col (sopa) de amido de milho

– 2 col (café) rasa de fermento em pó

– 1 col (sopa) óleo

– 1 col (sopa) açúcar mascavo

– 1 pitada de sal

– manteiga para untar

 

Modo de Preparo

Misturar todos os ingredientes (pode ser à mão ou no liquidificador). A sua textura deve ser de um mingau mole. Você pode verificar a textura correta ao pegar uma concha, do seu lado contrário, mergulhar na massa e passar o dedo. Se a linha se mantiver, está no ponto. Coloque a massa no aparelho de waffle (ou frigideira) pré-aquecido e untado para dourar.

Sirva imediatamente com os acompanhamentos da sua preferência: mel, geléias, frutas, iogurtes, requeijão etc. Eu servi com iogurte, mel e morangos frescos.

Para finalizar, a receita do chocolate quente especial que acompanhou esta orgia gastronômica…

Receita de Chocolate Quente Especial

– 500ml de leite

– 50ml de creme de leite fresco

– 30g de chocolate em pó (3 col de sopa)

– 5g de amido de milho (1/2 col de sopa)

– 50g de chocolate amargo (em raspas)

– 1/2 col (chá) de bicarbonato em pó

– 1 canela em rama

– noz moscada à gosto

– opcional: açúcar mascavo a gosto

 

Modo de Preparo:

– Dissolver o amido de milho e chocolate em pó em um pouco de leite. Reservar. Colocar o leite para ferver com o creme de leite, especiarias (canela, noz moscada). Quando levantar fervura, acrescentar a mistura de amido de milho. Por último, retirar a canela e acrescentar o chocolate amargo e bicarbonato. Servir imediatamente.

Variações: você pode retirar o creme de leite e o chocolate amargo para fazer um chocolate mais leve. Mas vale a pena estas calorias a mais. Eu não adoço, mas se preferir adoçar, utilize o açúcar mascavo que completa o sabor!

Bon apetit e um Brasil melhor para todos nós. Faça a sua parte!